A Polícia Civil de Minas Gerais confirmou que o corpo encontrado nessa sexta-feira, no Rio das Velhas, em Jaboticatubas, Região Metropolitana de BH, é de Arthur Henrique, jovem desaparecido após ser cair numa galeria durante a chuva que atingiu Sabará na última segunda-feira (9). A família aguarda a liberação do IML.
O corpo foi localizado por trabalhadores preso a uma draga numa área de extração de areia na Fazenda Jaguará, próxima a uma região de chácaras e à rodovia MG-010. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foram acionadas para atender à ocorrência no local, que é de difícil acesso.
Com a confirmação, a vítima teria percorrido mais de 70 quilômetros pelo curso do rio desde o ponto em que desapareceu, passando por Santa Luzia até chegar a Jaboticatubas. Ainda de acordo com a PCMG, a família já foi comunicada e aguarda a liberação do corpo.
Buscas pela vítima
As buscas pelo jovem começaram na segunda-feira (9), após Arthur Henrique, de 24 anos, ser arrastado pela enxurrada durante um temporal em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo testemunhas, três pessoas tentavam fazer buracos em um muro para permitir o escoamento da água acumulada em uma casa da região quando parte do solo cedeu e a correnteza acabou sugando o jovem para uma galeria pluvial.
Desde então, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais fizeram buscas na rede de drenagem e ao longo do possível trajeto percorrido pela vítima. A galeria, que tem cerca de 1,2 metro de altura por 3 metros de largura e aproximadamente 500 metros de extensão até chegar ao Rio das Velhas, chegou a ser verificada, mas o jovem não foi encontrado no local. Nas operações, os militares utilizaram embarcações e drones para tentar localizar a vítima.
Sabará em emergência
Diante das fortes chuvas que atingem a cidade, a Prefeitura de Sabará decretou situação de emergência. A medida foi oficializada em decreto assinado pelo prefeito, Rodolfo Tadeu da Silva, nessa quinta-feira (12), e tem validade de 180 dias.
Segundo o documento, os temporais provocaram enxurradas, alagamentos e elevação do nível de córregos em diferentes regiões da cidade. No dia 11 de março, foi registrado acumulado aproximado de 80 milímetros de chuva em curto período de tempo, o que provocou sobrecarga no sistema de drenagem urbana.
No decreto, a prefeitura também registrou as buscas pelo homem desaparecido durante o temporal.








