Os melhores do ano em Minas e as ótimas sugestões de votos para o Troféu Guará

Os melhores do ano em Minas e as ótimas sugestões de votos para o Troféu Guará

Publicado em | Atualizado em
Diretor de Futebol do Athletic Club, de São João Del Rei, Fábio Mineiro (direita), entrega camisa do time ao Ministro do Esporte, André Fufuca, em Brasília (Foto: divulgação/Athletic/Rádio São João Del Rei)

Vem aí o Troféu Guará, maior e mais forte premiação do nosso futebol em Minas. É também a de maior legitimidade e credibilidade do país, não só pela tradição, 60 anos neste ano, mas também pela forma da escolha dos melhores. Uma promoção da Rádio Itatiaia, porém, com a participação de outras emissoras, jornais, TVs e diversos meios de comunicação.

A Itatiaia tem um voto, assim como cada veículo convidado, que normalmente conta com a participação de suas equipes, cada membro sugerindo seus votos. Tenho a honra de ser um dos votantes, e todo ano peço a opinião dos que me prestigiam no chicomaiablog, twitter.com/chicomaiablog, instagram.com/chicomaiablog e facebook.com/blogdochicomaia.

Há alguns anos faço isso e a experiência é ótima, pois sempre vêm sugestões de votos, especialmente do interior do estado, que nos alertam para jogadores e dirigentes de quem ninguém em Belo Horizonte se lembra.

Por exemplo, o amigo jornalista de Montes Claros, Christiano Jilvan, que mora há quase dois anos na Dinamarca, mas sempre ligado em Minas e no Brasil. Ele me lembrou que há dirigentes brilhantes em Minas fora dos limites da capital mineira. Se nenhum diretor do Atlético, do Cruzeiro ou do América fez por merecer o Troféu Guará deste ano, o Athletic de São João Del Rei, vem fazendo sucesso no campeonato estadual, muito pela competência do Fábio Mineiro, gerente de futebol, que ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente, nem de trocar nenhuma palavra.

Importante lembrar que o Athletic foi fundado em 1909 (apenas um ano mais novo que o Atlético) e ficou fora da elite do futebol mineiro por 48 anos, só no amadorismo regional. Voltou no modelo SAF em 2018, na terceira divisão, subiu para a segunda de 2019 em que terminou em 7º lugar, chegou à primeira divisão em 2021 depois de ficar com o vice-campeonato da segundona de 2020. Ficou em oitavo, sem correr risco de rebaixamento. Em 2022 disputou a semifinal do Mineiro, sendo eliminado pelo Cruzeiro. Este ano, novamente chegou às semifinais, dando um trabalhão danado ao Galo. Venceu em São João por 1 a 0 e perdeu o jogo da volta, no Independência, também por 1 a 0.

Nessa curta trajetória de retorno ao profissionalismo o Athletic conseguiu vaga e disputou a Copa do Brasil, Série D do Brasileiro, foi campeão mineiro do interior e terceiro colocado do estadual de 2022. Em 2024 vai disputar a Série C nacional. Seus dirigentes merecem ser lembrados e destacados. O presidente do clube é Leandro da Silva Bini, presidente da SAF, Vinicius Diniz, e o comandante do futebol é Fábio Mineiro, que realiza bem demais o trabalho dele.

Sempre gentil com os torcedores, Arthur foi a maior venda da história do América até hoje. O Bayer Leverkusen pagou R$ 38 milhões por ele (Foto: Mourão Panda/América)

Outro de quem eu estava me esquecendo: Arthur, lateral direito revelado pelo América, vendido depois do estadual deste ano para o Bayern Leverkusen por R$ 38 milhões. É o lateral direito para a minha Seleção Guará 2023. Ou algum lateral do Galo, ou Cruzeiro merece mais? E neste caso, eu e o Jilvan discordamos, porque ele aponta o Arthur como “revelação”. O lateral sugerido por ele é o William. Pois o Arthur fica com meus votos, lateral e revelação. No mais, concordo com a maioria dos preferidos dele.

As demais sugestões do Christiano Jilvan, a quem agradeço: “Fala Chico! Bom demais amigo!? Legal a iniciativa, de dividir o voto com a opinião popular! … vai aqui minha modestíssima sugestão para a Seleção Guará 2023

Goleiro: Everson
Lateral-direito: William
Zagueiros: Castán e Maurício Lemos
Lateral-esquerdo: Marlon
Meio-campistas: Lucas Silva, Igor Gomes e Benitez
Atacantes: Hulk, Bruno Rodrigues e Paulinho
Técnico: Cícero Júnior (Athletic)
Revelação: Arthur (América)
Craque do ano: Paulinho
Dirigente do ano: Fábio Mineiro (Athletic)
Árbitro do ano: Jonatan Alves Henrique”

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!