Jogador francês é suspenso, multado e perde patrocínio da Adidas após vídeo de maus-tratos a gato

kurt zouma
Nas imagens, é possível ver o zagueiro Kurt Zouma chutando o felino como uma bola de futebol e, em seguida, arremessando objetos contra ele (Reprodução/The Sun + Reprodução/@kurtzouma/Instagram)

O jogador francês Kurt Zouma foi suspenso temporariamente do clube em que atua depois de ser flagrado agredindo um dos seus gatos em vídeo que circula pelas redes sociais. Nas imagens, é possível ver o zagueiro chutando o felino como uma bola de futebol e, em seguida, arremessando objetos contra ele. O atleta ainda foi multado pelo time inglês West Ham em 250 mil libras, o que equivale a cerca de R$ 1,6 milhão. As informações são do The Sun.

Com a suspensão, Zouma não atuará pelo clube no confronto deste domingo (13) contra o Leicester City, partida válida pela Premier League. Ontem (8), o atleta entrou em campo contra a equipe do Watford e chegou a ser vaiado pelos torcedores do próprio time.

Em nota, o West Ham disse que a multa aplicada contra o zagueiro – e equivalente a duas semanas de salário – foi o “valor máximo possível”. “O jogador aceitou imediatamente a multa, que será doada para instituições de caridade de bem-estar animal”, afirma.

“O West Ham United gostaria de reiterar nossa condenação às ações de Kurt e deixar claro que o assunto continua a ser tratado com a maior seriedade”, acrescenta o clube. Hoje (9), a Adidas comunicou o cancelamento do patrocínio que tinha com Kurt Zouma.

‘Incidente isolado’

O vídeo da agressão ao animal foi publicado no Snapchat pelo irmão do atleta. Nas imagens, o zagueiro aparece na cozinha de casa chutando o gato e atirando sapatos contra ele. Já na sala de jantar, Zouma dá um tapa no rosto do felino.

Ironicamente, o jovem de 27 anos é embaixador de uma instituição de caridade que protege felinos vítimas de maus-tratos. Após a polêmica envolvendo o vídeo, ele disse estar arrependido do que chamou de “incidente isolado”.

“Quero me desculpar por minhas ações. Não há desculpas para o meu comportamento, do qual lamento sinceramente. Também quero dizer o quanto lamento a quem ficou chateado com o vídeo. Gostaria de assegurar a todos que nossos dois gatos estão perfeitamente bem e saudáveis”, disse.

“Eles são amados e queridos por toda a nossa família, e esse comportamento foi um incidente isolado que não acontecerá novamente”, concluiu o atleta do West Ham.

Gatos foram resgatados

Os dois gatos de Kurt Zouma foram resgatados hoje por uma associação inglesa de proteção aos animais. Segundo um porta voz da RSPCA (Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals), os animais ficarão sob o cuidado da instituição.

“Nossa prioridade é e sempre foi o bem-estar desses gatos. Eles foram levados para um check-up em veterinários e permanecerão sob nossos cuidados enquanto a investigação continua. Somos gratos a todos que expressaram sua preocupação com esses gatos. Estávamos lidando com esse problema antes que o vídeo se tornasse viral online e estamos liderando a investigação”, diz o comunicado.

A polícia do condado inglês Essex, onde o vídeo foi gravado, disse estar fazendo “investigações urgentes” sobre o caso. “Estamos cientes de um vídeo que circula nas mídias sociais relacionado a um incidente envolvendo um gato que os membros de nossas comunidades podem achar angustiante”, disse um porta-voz ao The Sun.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!