Cuca reafirma compromisso após derrota contra o Palmeiras: ‘Afundamos juntos ou saímos juntos’

atlético galo má fase derrota mineirão
O Galo ainda luta por vaga na Libertadores de 2023 (Pedro Souza/Atlético)

Com apenas uma vitória nos últimos seis jogos no Brasileirão, a fase do Atlético não é nada boa. A maré de resultados ruins reflete em diversas esferas do clube: jogadores, comissão técnica, diretoria, e claro, a torcida.

A derrota de ontem (28) para o Palmeiras simbolizou a segunda derrota seguida na Série A e o sétimo jogo consecutivo sem triunfo como mandante, para decepção da torcida no Mineirão e nas redes sociais.

“Gostaria muito de estar aqui elogiando a partida, se ela tivesse sido como foi o primeiro tempo. Mas, após o gol, nós não fomos bem de novo. E toda vez que a gente está tomando um gol, o time está sentindo muito”, disse o técnico Cuca na coletiva de imprensa.

Jejum como mandante

O cenário recente do Atlético não é animador. Desde o retorno do técnico Cuca, a equipe venceu apenas duas em 11 partidas. Perdeu cinco e empatou duas, somando um aproveitamento de 30,3%. Atualmente, o Galo é o 7º colocado na tabela (veja abaixo).

Com o revés para o Palmeiras no Mineirão, o Galo completou sete jogos seguidos sem vencer como mandante, representando o maior jejum em casa desde o ano de 2001. A última vez que o Atlético ganhou no Mineirão foi no dia 5 de julho contra o Emelec, há quase três meses.

Faltando 10 rodadas para o fim do campeonato, o Atlético possui 18,1% de chances de classificação para a Libertadores e apenas 0,19% de probabilidade de rebaixamento à Série B. Os dados são do Departamento de Matemática da UFMG.

‘Confiança vai diminuindo’, diz Cuca

Durante a entrevista coletiva após o jogo no Mineirão, o técnico Cuca falou sobre a partida e concedeu um prognóstico da equipe.

“Um primeiro tempo que dói você sair com um empate do jeito que foi. Você perder gols como perde. Cada gol que você vai perdendo, a tua confiança vai diminuindo. Não só a tua, a do estádio inteiro (…). A bola dá na trave, dá outra vez na trave, o goleiro pega, escorrega na hora de fazer o gol, de cabeça para baixo”, lamentou.

‘Eu não largo não’

O treinador também relatou que não possui chances de comandar a seleção Canarinho no futuro. “Eu jogo aberto, não escondo nada. Ontem, em 2021, eu era um dos candidatos a ser treinador da seleção. Hoje eu não sou mais. Por quê? Por causa deles [jogadores]. Mas eu era candidato por causa deles. Eu não posso reclamar deles”, afirmou.

Ainda segundo o treinador, a equipe permanece unida e ele deve continuar no comando até o fim da temporada. “O Hulk era um cara que estava no radar, o Alan, Jair, o Arana… A gente está no barco junto, eu não vou culpar ninguém. Vamos sair disso juntos ou afundamos juntos. Eu não largo não. Depois acabou o ano e se os números não tiverem bons, faz-se a mudança. Isso é natural da vida”.

“Vamos sair disso juntos ou afundamos juntos”, disse Cuca (Pedro Souza/Atlético)

Derrota do Atlético em casa

Contra o Palmeiras, o Galo começou bem, mas não conseguiu converter boas chances em gols e acabou derrotado por 1 a 0. No primeiro tempo, a equipe alvinegra mandou duas bolas na trave, mas o Porco cresceu no jogo e fez o seu gol logo no início da segunda etapa.

Com o revés em casa, o Atlético continua estacionado na 7ª posição da tabela, com 40 pontos. O clube alvinegro soma um ponto a mais que o 8º lugar América, e tem três pontos acima de quatro times: Botafogo, Santos, Goiás e São Paulo (trecho da tabela abaixo).

Na próxima rodada, o time de Cuca tenta reencontrar com as vitórias no duelo contra o vice-líder Fluminense neste sábado (1), também no Mineirão.

Galo vem de duas derrotas seguidas na Série A (Reprodução/cbf.com.br)

‘Galo não merece a torcida’

Na chuvosa noite de ontem, o Mineirão recebeu um bom público de 28.644 torcedores. Após mais um resultado ruim em casa, os atleticanos presentes no estádio proferiram gritos de protesto. Por meio das redes sociais, a torcida do Galo também manifestou seu descontentamento com a má fase do time.

“Rezar para o Galo fazer mais 6 pontos e se livrar do rebaixamento, a realidade é essa”, lamentou um atleticano. “Valeu por tudo Cuca, mas não dá mais. 2022 não deu liga”, postou outro.

Confira alguns comentários:

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!