Conheça Renata Silveira, primeira mulher a narrar futebol na TV aberta da Globo

renata silveira narradora globo
Renata Silveira também já narrou partidas no SporTV, da Globo, e no canal Fox Sports (Reprodução/Instagram/@renatasilveirag + Rebeca Reis/Staff Images Woman/CBF)

A jornalista Renata Silveira será a primeira mulher a narrar uma partida de futebol na Globo em TV aberta, nesta quarta-feira (9), no duelo entre Flamengo e Grêmio, válido pela semifinal da Supercopa Feminina. O jogo começa às 15h30 e contará com comentários da jornalista Renata Mendonça, o ex-jogador Júnior e a ex-árbitra Fernando Colombo.

Em 2020, Renata Silveira passou a fazer parte da equipe da Globo. A profissão de narradora começou em 2014, quando ela foi escolhida por um prêmio da Rádio Globo para narrar dois jogos de Copa do Mundo: Uruguai 1 x 3 Costa Rica e Croácia 1 x 3 México. Ela foi a primeira mulher brasileira a narrar um jogo do torneio mais importante do mundo.

Quem é Renata Silveira?

Formada em educação física, a profissional de 31 anos também possui pós-graduação em jornalismo esportivo e acumula competições e esportes narrados. Na Copa da Rússia de 2018, Renata foi selecionada pelo canal Fox Sports para narrar alguns jogos: Brasil 1 x 1 Suíça; Brasil 1 x 2 Bélgica e a grande final, França 4 x 2 Croácia. Após o mundial, ela foi contratada pela emissora.

No Grupo Globo, ela estreou há quase 1 ano no canal SporTV, quando narrou a partida da Copa do Brasil entre Botafogo e Moto Club, vencida pelo time carioca por 5 a 0. Renata tem experiência em diversas competições, como Libertadores, Liga Europa, Liga dos Campeões Feminina, e outros esportes além do futebol.

A jornalista também trabalhou durante as Olimpíadas de Tóquio em 2021. Na época, ela se tornou a primeira mulher a narrar um jogo da seleção brasileira masculina de futebol no SporTV. Agora, faz sua estreia – e história – no canal aberto da Globo.

Mensagem de Galvão

Renata Silveira recebeu uma mensagem especial de um dos narradores mais emblemáticos da TV Brasileira, Galvão Bueno. “Tenho certeza que vai ser um espetáculo, porque o jogo é muito bom, importante. Semifinal de Supercopa Feminina e você se juntando a nós aqui na Globo (aberta). Vai ser um grande sucesso, seja bem-vinda”, afirmou Galvão. Veja abaixo:

Dança

Além do futebol, Renata tem uma grande paixão: a dança. Ela está no meio desde os 3 anos de idade e começou a dar aulas aos 15 anos. Silveira já foi bailarina da Xuxa, dançou no Faustão e no Criança Esperança, além de aparecer em aberturas de novela e minissérie. Aos 25 anos, fundou uma academia de dança no Rio de Janeiro. Atualmente, ela afirma com felicidade que consegue conciliar seus trabalhos na dança e no esporte.

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!