Copa do Brasil: Torcedores são flagrados fazendo gestos racistas e Athletico-PR se pronuncia

Torcedores fazem gestos racistas
Torcedores do Athletico-PR protagonizaram momento racista na final da Copa do Brasil (Reprodução/Twitter)

A final da Copa do Brasil reuniu os times Atlético Mineiro e Athletico Paranaense na noite dessa quarta-feira (15). A disputa na Arena da Baixada, no entanto, serviu como pano de fundo para atos racistas. Durante o segundo tempo, torcedores do Furacão foram flagrados imitando macacos com gestos direcionados para a torcida do Galo. A jornalista Bianca Molina, da TV Bandeirantes, registrou o momento em vídeo.

As imagens gravadas por Bianca mostram homens vestindo a camisa do Athtletico-PR e apontando para outros torcedores. No vídeo, os homens riem e passam a mão pelo braço, na tentativa de evidenciar a pele branca. Em suas redes sociais, a repórter que flagrou o momento publicou: “Futebol não tem nada a ver com racismo. RACISMO É CRIME”.

E o acontecimento não parece ter sido o único da noite. Em outras imagens, é possível ver uma mulher dentro de uma cabine, reproduzindo os mesmos gestos.

Athletico Paranaense se pronuncia

O clube se posicionou sobre os atos racistas que aconteceram nessa quarta-feira (14) e repercutiram na internet. “O Athletico Paranaense tomou conhecimento, através de vídeos publicados nas redes sociais, sobre atos de racismo cometidos na partida de ontem (15), diante do Atlético-MG”, iniciou a nota.

“Racismo é inaceitável e, mais do que isso, criminoso. O clube não medirá esforços para investigar os acontecimentos, identificar os responsáveis e repassar todas as informações às autoridades competentes”, continuou o comunicado.

Por fim, o clube afirmou que gestos de celebração, união e amor são a verdadeira alma do futebol. “São eles que devem sempre prevalecer e servir como exemplo para a nossa sociedade”, concluiu a publicação.

A Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), de Curitiba, afirmou que as imagens foram recebidas pelas redes sociais e o caso será investigado.

“Vamos saber em que circunstâncias esses atos ocorreram e, primeiramente, identificar as pessoas e responsabiliza-los, se for o caso. Vimos que se trataram de torcedores do Athletico Paranaense, pois eles estavam com as camisas do clube”, disse o delegado Luiz Carlos de Oliveira.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!