Cruzeiro é selecionado para franquia de eSport

flamengo campeao ultimo cblol com torcida
Flamengo foi campeão do último CBLoL com torcida, em 2019 (Riot Games/Divulgação)

Por Igor Passarini, especial para o BHAZ

O Cruzeiro eSports foi uma das dez franquias selecionadas nessa sexta-feira (3) pela Riot Games para integrar o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) a partir de 2021. Segundo o regulamento, o valor investido para efetivar a participação no torneio é de R$ 4,4 milhões por equipe. Assim como ocorre com a equipe de vôlei Sada Cruzeiro, o dinheiro não sairá dos cofres do clube. A empresa responsável pelo aporte financeiro é a E-Flix eSports, parceira da Raposa desde setembro de 2019.

“Pelo projeto com a E-Flix, o Cruzeiro não tem custo algum com a manutenção de jogadores ou com o time e a receita é compartilhada. A gestão da marca também é feita em conjunto, mas a administração esportiva fica totalmente a cargo da empresa parceira”, disse o Cruzeiro Esporte Clube, em nota. O contrato prevê ainda que a E-Flix tem licença para atuar com a marca do clube em todas as modalidades do eSports que desejar, como já ocorre no FIFA e Free Fire.

Cruzeiro e Flamengo serão os únicos times do futebol brasileiro representados no torneio, ao lado das equipes paiN Gaming, RED Canids Kalunga, Falkol Prodigy, FURIA, INTZ, KaBuM, LOUD e Rensga. “Com essa modalidade, o Cruzeiro atinge um dos maiores públicos em termos de audiência online e off-line, é uma oportunidade gigantesca que se abre da marca Cruzeiro atingir todos os públicos”, declarou Rodrigo Moreira, Superintendente de Inovação e Digital do Cruzeiro.

Para Marcelo Fadul, CEO da E-Flix, a candidatura do Cruzeiro no processo seletivo foi forte. “A combinação entre a marca centenária e relevante, como é a do Cruzeiro, somando com a E-Flix, que há anos carrega no seu DNA os eSports, foi a fórmula que acreditamos ser fundamental para aprovação junto à Riot e para fincarmos a bandeira na maior competição do mundo que gira em torno do League of Legends”, disse o executivo.

Surpresa

A escolha do Cruzeiro foi considerada a maior surpresa da lista feita pela Riot Games, já que a raposa nunca disputou nenhuma divisão do torneio. Outras equipes tradicionais ficaram de fora, como as campeãs Vivo Keyd e Team One.

Sistema de franquias

Essa será a primeira vez que o CBLoL terá o sistema de franquias, onde as equipes selecionadas para a vaga tornam-se sócias da liga por meio do pagamento de um valor pré-determinado. Com a alteração, não haverá mais divisões e nem acesso ou rebaixamento. O sistema de franquias já é utilizado no esporte tradicional ao redor do mundo, como nas gigantes norte-americanas NBA (basquete) e NFL (futebol americano).

Velho conhecido

Em 2017, mais de 8 mil pessoas lotaram o ginásio do Mineirinho, na região da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), para assistir a final do CBLoL, vencida pela Team One. Na ocasião, mais de 2,6 milhões de pessoas acompanharam a partida pela TV ou internet.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!