Brasileiro tranquiliza fãs após desmaiar durante a Maratona de Nova York

https://bhaz.com.br/noticias/bh/casal-viraliza-ao-comparar-pontos-turisticos-dos-eua-com-a-capital-mineira/
Maratonista brasileiro liderava a prova no momento da queda (Reprodução/Redes Sociais)

O maratonista brasileiro Daniel do Nascimento, o Danielzinho, teve um mal súbito e desmaiou enquanto liderava a Maratona de Nova York, na tarde do último domingo (6). A cerca de 10 km do final da prova, ele precisou abandonar a corrida por causa do desmaio.

Desde o início da prova, o atleta já havia aberto uma vantagem considerável dos outros competidores. Para se ter ideia, o queniano Evans Chebet, que era o 2º colocado, chegou a ficar cerca de 2 minutos e 12 segundos atrás do brasileiro.

Com apenas 24 anos, Danielzinho já fez história na carreira. Neste ano, por exemplo, ele quebrou o recorde sul-americano em maratonas, ao correr a prova de Seul em 2h04min51s.

Maratonista brasileiro desmaia

Na marca do 28º quilômetro da maratona, Daniel precisou ir ao banheiro químico disponibilizado no local. Com isso, sua vantagem caiu para 1 minuto e 8 segundos. Após cerca de quatro quilômetros, no km 32 da prova, o brasileiro desmaiou e caiu no asfalto.

Após a queda súbita, ele recebeu ajuda de algumas pessoas presentes no local (assista no vídeo abaixo abaixo). Após a saída do brasileiro de 24 anos, o queniano Evans Chebet assumiu a ponta do pelotão e venceu a prova com a marca de 2h08min41s.

‘Estou bem’

Após o incidente, o maratonista brasileiro comunicou a atualização de seu estado de saúde pelas redes sociais. “Pessoal, primeiramente gostaria de tranquilizar a todos vocês que torcem por mim e acompanham meu trabalho. Estou bem! Fui prontamente atendido pela equipe médica da prova e podem ficar tranquilos que estou recuperado”, afirmou.

“Infelizmente tem dias que as coisas não saem como a gente planeja e gostaria. Foram mais de 5 meses de trabalho e preparação para a major em Nova Iorque e, após uma boa primeira metade, acabei não resistindo na parte final da prova”, prosseguiu.

Por fim, Danielzinho garantiu que continuará treinando para alcançar resultados ainda mais significativos. “Mais uma experiência, novos aprendizados, e a certeza de que seguirei trabalhando ainda mais para representar o Brasil sempre dando o meu melhor”, concluiu.

Maratonista tranquilizou os seguidores (Reprodução/Instagram/@danielnascimentoatleta)

Maratona de Nova York

A Maratona de Nova York tem a distância de 42,195 km, padrão nesse tipo de prova. Em função das características do percurso na cidade norte-americana, a competição tem aspecto mais lento do que outras maratonas grandes. O recorde atual é 2h05min06, alcançado pelo queniano Jeoffrey Mutai em 2011.

As seis principais maratonas no cenário mundial são também chamadas de “majors”: Boston, Londres, Berlim, Nova York, Chicago, e Tóquio.

Por enquanto, só dois brasileiros venceram uma prova dessa categoria. Ronaldo da Costa, em Berlim, no ano de 1998, e Marilson Gomes dos Santos, em Nova York, nos anos de 2006 e 2008.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!