‘Dia de São Victor’: Galo celebra 9 anos da defesa histórica do goleiro na Libertadores

são victor galo futebol
O goleiro eternizou seu nome na história atleticana (Reprodução/Twitter/@Atletico)

Há exatos nove anos, no dia 30 de maio de 2013, o Atlético recebeu o Tijuana, na Arena Independência, pelas quartas de final da Libertadores. O jogo estava empatado em 1 a 1 e o resultado classificava o time alvinegro para as semifinais do torneio. Porém, aos 47 minutos do segundo tempo, um pênalti para o adversário do Galo, silêncio no estádio e uma defesa histórica de Victor, que garantiu a classificação.

Desde então, o clube e a torcida relembram a data com carinho e gratidão: anualmente, é comemorado o “Dia de São Victor do Horto”. Naquele mesmo ano, após ainda mais defesas importantes de Victor na semi e na final, o Atlético se sagraria campeão da Libertadores pela primeira vez em sua história. Sem sombra de dúvidas, o goleiro foi um dos principais personagens do título inédito do clube mineiro.

Animação

O momento também foi recriado em uma forma semelhante a um videogame, no famoso formato “8 bits”. Muito utilizada em jogos e até trabalhos artísticos, essa categoria faz referência aos processadores que utilizam oito unidades binárias de uma vez para executar suas operações. Confira:

Homenagens ao ‘São Victor’

Nas redes sociais, a torcida do Galo “voltou no tempo” e declarou seu amor ao ex-goleiro e atual gerente de futebol do clube. Autor do Manto da Massa vencedor de 2022, o artista Will Rios postou o detalhe do lance na nova camisa. Confira alguns comentários sobre o “Dia de São Victor”:

A defesa

O jogo entre Galo e Tijuana foi muito disputado, mas foi decidido em um momento crucial. Leonardo Silva cometeu pênalti em Marquez aos 47 minutos do 2T. Um silêncio e uma apreensão que parecia não ter fim para a torcida atleticana.

O juiz apita e autoriza. Riascos caminhou até a bola e bateu, em uma bola ligeiramente levantada no meio do gol. Victor caiu para o lado direito, mas deixou o pé esquerdo como segurança. E foi justamente isso que salvou o Atlético, garantiu a caminhada até o título, e “canonizou” o jogador como “São Victor”:

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!