Diversidade no futebol: Primeiro time gay da Bahia lança uniforme com cores do arco-íris

membros do dendê futebol clube, time gay
Clube foi criado em 2017 e já organizou o primeiro campeonato de futebol LGBTQIA+ do Nordeste (Instagram/@dendefutebolclube/Reprodução)

O Dendê Futebol Clube, primeiro time de futebol gay da Bahia, lançou um novo uniforme com as cores do arco-íris. Atualmente, a equipe tem 30 membros e joga o Fut 7, tipo de futebol jogado com 6 atletas na linha e um no gol. O evento ocorreu no último sábado (13) na Champion Multiarena, no Shopping Bela Vista, e ainda foram organizados 2 amistosos para celebrar o lançamento. Após a pausa por causa da pandemia, o clube retomou suas atividades neste ano. A equipe vai disputar o Nordestão Gay em maio de 2022, além do Brasileirão. 

‘Furar essa barreira’

Segundo Wellington Santos, vice-presidente e jogador do Dendê, foi necessário superar muitos obstáculos para criar e consolidar o clube. “A ideia surgiu, mas foi difícil reunir a turma. O futebol é extremamente homofóbico e machista. As pessoas ficavam com receio de aderir ao Dendê, pois tinham medo de preconceito, mesmo amando jogar bola. Foi preciso furar essa barreira. Gostamos de jogar bola e resolvemos quebrar este espaço hétero e promover a inclusão”, disse ele em entrevista ao Correio 24 Horas.

O time Dendê foi pioneiro na criação de competições voltadas ao público gay no Nordeste. Em 2019, o clube criou a Copa Gay de Futebol Society do Nordeste, jogada em Salvador, capital baiana. Segundo o vice-presidente, a adesão foi grande. “Vieram clubes gays de diversos estados do Nordeste. Foi um sucesso e vimos que é possível promover a diversidade no futebol e fazer crescer a inclusão. Saímos do armário”, afirmou.

Clube agradece apoio

Após o sucesso no lançamento da camisa, a equipe postou um agradecimento especial no perfil oficial do Instagram. “A realização do evento de inauguração do novo uniforme só se tornou possível graças ao trabalho e empenho dos envolvidos e ao apoio dos nossos colaboradores. Agradecemos imensamente a participação de todos os envolvidos; à nossa torcida que esteve presente e vibrou muito”, escreveu o primeiro time gay da Bahia.

Confira o texto completo:

Nós, do Dendê Futebol Clube, aprendemos que algo se torna muito mais fácil quando as pessoas envolvidas acreditam no projeto e principalmente na coerência das ações e pensamentos da diretoria do clube. A realização do evento de inauguração do novo uniforme só se tornou possível graças ao trabalho e empenho dos envolvidos e ao apoio dos nossos colaboradores. Agradecemos imensamente a participação de todos os envolvidos; à nossa torcida que esteve presente e vibrou muito.

Agradecemos ainda aos nossos patrocinadores pela confiança depositada em nosso trabalho e por compartilhar conosco a realização desse sonho e apoiar o projeto. Agradecemos também a todos que trabalharam na organização e ainda aqueles que se ofereceram para ajudar no decorrer do evento. Esta é a amostra maior de que o trabalho desenvolvido vem dando frutos.

Estes poucos anos de existência tornaram nosso grupo uma família onde todos buscam o bem comum e adotam práticas e iniciativas. Aprendemos ainda que nada se faz sem apoio, sem recursos e sem crédito. De todos esses fatores, o mais complexo de se conquistar foi o crédito proveniente da confiança depositada nos projetos anteriormente desenvolvidos.

Esperamos ter a honra de continuar contando com à participação e o apoio de todos para desenvolvermos novos projetos ainda mais grandiosos. Muito obrigado!!!

Jogador se assume

A homofobia estrutural no futebol ainda dificulta e oprime a carreira de muitos jogadores gays. Muitos têm medo de se assumirem e perder apoio dos colegas de time, da torcida e patrocínio, por exemplo. O jogador Joshua Cavallo, que atua como lateral-esquerdo pelo clube australiano Adelaide United, se assumiu homossexual no final de outubro deste ano.

Por meio de um vídeo postado pelo clube e pelo atleta, o jogador de 21 anos relata que tem orgulho em anunciar publicamente que é gay, e que quer apenas jogar futebol e ser tratado com igualdade. Atualmente, ele é um dos únicos futebolistas de 1ª divisão no mundo que é assumidamente homossexual.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!