Lutador Elias Theodorou morre de câncer aos 34 anos e mundo do MMA lamenta perda

elias theodorou lutador
Elias Theodorou tinha 34 anos de idade (Reprodução/Twitter/@btsportufc)

O lutador de MMA canadense Elias Theodorou morreu aos 34 anos ontem (11) e a notícia abalou as personalidades e os fãs do esporte de combate. Ele estava em tratamento de câncer de fígado, que já estava em estágio avançado.

O atleta, que já havia passado pelo UFC, conquistou o TUF Nations em 2014 e fazia parte da organização até 2019. A notícia foi divulgada primeiramente pelo portal BjPenn.com, dedicado ao esporte.

Carreira

Elias Theodorou somou oito vitórias seguidas e três derrotas em seu início de carreira no UFC, a maior organização de MMA no mundo. Algumas conquistas emblemáticas do lutador aconteceram contra os atletas Eryk Anders, Dan Kelly, Cezar Mutante e Sam Alvey.

Após o encerramento de sua participação UFC, Theodorou participou de três lutas regionais no Canadá e venceu todas, sendo que o seu último duelo ocorreu em dezembro do ano passado.

Cannabis medicinal

Durante sua carreira, Elias Theodorou foi um ativista pelo uso medicinal da cannabis nos esportes de luta. No ano de 2020, o canadense foi o primeiro lutador da América do Norte a ser permitido a utilizar o medicamento de forma legal. Posteriormente, Elias também foi pioneiro nessa mesma conquista nos Estados Unidos.

Condolências

A morte do lutador gerou comoção no mundo do MMA: Diversas pessoas, entre celebridades e fãs, postaram seus sentimentos sobre a perda. “Eu não acredito, notícia terrível. Descanse em paz, meu amigo Elias Theodorou”, escreveu o brasileiro Thiago “Marreta” Santos.

“Você era uma alma tão linda. Sempre tão gentil e uma luz tão brilhante neste mundo”, postou Shannon Knapp, a presidente do Invicta FC.

Jeff Novitzky, vice-presidente sênior de saúde e desempenho do atleta do UFC, ressaltou o ativismo de Elias. “Uma grande pessoa e uma voz enorme para o tratamento mais justo e equitativo do uso de marijuana no MMA e no esporte”.

Veja algumas homenagens:

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!