‘Galera esquece muita coisa’: Jornalista Ana Thaís Matos manda ‘indireta’ sobre técnico Cuca

ana thais matos cuca futebol
A declaração originou mais um debate nas redes (Reprodução/Instagram/@anathaismatos + Pedro Souza/Atlético)

A jornalista Ana Thaís Matos mandou uma “indireta” sobre o técnico Cuca, que voltou ao Galo após deixar o clube no final do ano passado. O debate do programa Seleção Sportv dessa sexta-feira (22) girava em torno de possíveis nomes para assumir o comando da equipe alvinegra após a saída de Turco Mohamed.

“Se eu fosse dar um conselho para o Cuca, seria: não fica muito tempo longe do futebol. A galera esquece”, afirmou Conrado Santana na bancada do programa. “A galera esquece muita coisa em relação ao Cuca, inclusive”, completou Ana, logo depois da fala do colega. A bancada fez um breve silêncio e o apresentador André Rizek mudou de assunto (vídeo abaixo).

A declaração de Ana Thaís repercutiu nas redes e originou mais um debate acerca da acusação de violência sexual envolvendo Cuca em 1987, quando ele ainda era jogador.

Caso de estupro

A crítica de Ana Thaís se refere a um caso ocorrido em 1987. Quando era jogador do Grêmio, Cuca e mais três companheiros de time (Eduardo Hamester, Fernando Castoldi e Henrique Etges) foram acusados de terem tido relação sexual com uma menina de 13 anos durante uma excursão do clube gaúcho à Suíça. 

O quarteto ficou 30 dias detido em Berna, sendo liberado e condenado dois anos depois, mas nenhum deles cumpriu pena, pois o Brasil não extradita seus cidadãos. Em 2004, a pena expirou. Cuca, condenado por atentado ao pudor com uso de violência, afirma ser inocente. A fala da jornalista de Globo/Sportv sugere uma reprovação ao silenciamento do caso durante os debates sobre o treinador.

Repercussão

“A crítica provavelmente passaria batida numa mesa masculina”, escreveu um torcedor. “Você está errada, na verdade, a galera lembra muito bem, só fingem que nada aconteceu, ou até mesmo tentam justificar o injustificável”, concordou outra. Leia alguns comentários:

Galo confiou em Cuca

No início do ano passado, o Atlético anunciou o retorno do técnico ao comando da equipe após sete anos. Na época, o time alvinegro afirmou acreditar na palavra do paranaense.

“Sobre os antigos episódios envolvendo o nome do treinador (e que vieram à tona recentemente), o Clube entende que o assunto está superado, em face das últimas declarações dadas por ele. O Clube Atlético Mineiro afirma confiar no treinador, em suas palavras e, principalmente, em sua conduta: sempre proba e séria, inclusive durante o período em que treinou o nosso time”, diz parte da nota divulgada na época.

Quando comandou o Galo de 2011 até 2013, o técnico venceu dois Campeonatos Mineiros e o título inédito da Copa Libertadores da América. Já em 2021, o time comandado pelo Cuca conquistou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileirão. Ainda antes do final do ano, no dia 27 de dezembro, o treinador comunicou à diretoria seu desligamento alegando “problemas familiares” (relembre aqui).

Em junho, o clube alvinegro parabenizou Cuca pelo aniversário de 59 anos e agradeceu pelos serviços prestados no comando da equipe.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!