Galo reclama das condições do gramado do Mineirão após show; estádio alega excesso de jogos

galo mineirão gramado
O clube se indignou com o gramado do Mineirão (Reprodução/Twitter/@Atletico)

Atualização às 21:49 do dia 10/07/2022 : Esta matéria foi atualizada para inserir a nota oficial do Mineirão, disponibilizada pouco mais de uma hora após o jogo entre Atlético e São Paulo.

Alguns minutos antes do jogo de hoje (10) contra o São Paulo, no Mineirão, o Atlético utilizou suas redes sociais para criticar o estado do gramado do estádio. “Isso são condições para uma partida de futebol? Está em jogo a liderança do Brasileirão. Qual deve ser a prioridade de um estádio?”, questionou o clube. Na postagem do Galo, foram divulgadas fotos de locais onde a grama do Mineirão parece mais desgastada.

Na noite de ontem, o Gigante da Pampulha sediou uma festa no gramado, mas o Mineirão garante que o palco não ocupou o espaço dentro das quatro linhas. Ainda reforçou que o desgaste se dá pelo excesso de jogos no estádio (nota oficial mais abaixo).

O que diz o Mineirão

De acordo com a administração do Mineirão, alguns pontos do gramado parecem mais danificados devido ao excesso de jogos. “Do lado Norte, especificamente, não bate sol nesta época do ano e foi preciso fazer um replantio na pequena área”, alegou o estádio.

Ainda de acordo com a assessoria do Gigante da Pampulha, o palco do evento de ontem ficou localizado no gramado sintético, atrás das traves. Confira um registro postado pelo perfil do Mineirão:

Nota oficial do Mineirão

Leia o posicionamento oficial do Mineirão contendo mais detalhes sobre as circunstâncias atuais do gramado:

A respeito da publicação do Atlético, o Mineirão esclarece que o gramado está dentro dos padrões técnicos de jogabilidade, com tratamentos necessários e diários para manter sua qualidade.

O Mineirão ressalta que, nesta época de inverno, a recuperação e o desenvolvimento do gramado são mais lentos por conta do clima. O excessivo número de partidas também dificulta seu restabelecimento. Nos últimos 30 dias, foram realizadas nove jogos no estádio.

Especificamente do lado Norte, há uma área de sombreamento neste período do ano e, por isso, parte do gramado da pequena área precisou ser replantado nesta semana. Se necessário, outras áreas poderão ser replantadas.

Apesar do aspecto diferente do habitual em alguns pontos, é importante ressaltar que não há prejuízos à jogabilidade. O gramado do Mineirão recebe, periodicamente, testes de parâmetros de performance. A empresa responsável faz avaliações próprias e também recebe visitas das entidades esportivas para a avaliação constante do mesmo.

O gramado do Mineirão está dentro dos padrões de jogabilidade, assim como compactação, tração e umidade, além de apresentar uma boa densidade, que representa segurança aos jogadores, e uma rápida rolagem da bola.

Como arena multiuso, o Mineirão consegue se adequar e compartilhar jogos de futebol e eventos em seus vários espaços, sem prejuízos à qualidade técnica do espetáculo.

Reclamações das torcidas

Nesta temporada, o estado do gramado do estádio vem sendo uma das preocupações das torcidas de Atlético e Cruzeiro, times que costumam mandar jogos no estádio. “Quero um tapete de gramado pro jogo do Galo”, respondeu um atleticano para o Twitter do Mineirão na noite de ontem.

“Parece bem ruim, isso prejudica muito a partida infelizmente, muitas partidas também, isso é tenso”, postou um usuário. Confira alguns comentários de torcedores publicados nos últimos meses:

Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!