Galo vence e dorme na liderança, mas reclama de pênalti não marcado no último minuto

botafogo atlético futebol galo
O Galo teve um pênalti anulado logo no início do duelo (Pedro Souza/Atlético)

Com um golaço de Zaracho, o Galo superou o Botafogo e vai dormir na liderança nesta noite de domingo (17) no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. No último minuto, o clube mineiro ainda teve um gol anulado por impedimento, e o árbitro não marcou um possível pênalti em Ademir na mesma jogada, para a revolta do time e torcida atleticanos.

Após a vitória, o time alvinegro somou 31 pontos, um a mais que o vice-líder Palmeiras, que ainda jogará na rodada. Na próxima, o time de Mohamed visita o Cuiabá nesta quinta-feira (21).

Nada a marcar

Logo no início do jogo, aos 13 minutos, houve uma polêmica no jogo. Após o chute de Vargas, o árbitro viu mão de Philipe Sampaio e marcou pênalti. Porém, o VAR o chamou para checar o lance. Na revisão, ele percebeu que a bola bateu na barriga do jogador botafoguense, e não na mão: segue o jogo. Vale lembrar que, na mesma jogada, Vargas errou o gol no rebote porque Kanu tirou em cima da linha.

Socorro!

Por muito pouco, o time carioca não saiu na frente após um contra-ataque perigoso aos 28 do 1T. Kanu tocou para Erison, que devolveu para o zagueiro na área. Junior Alonso tirou a bola na hora “H” e evitou que ela encontrasse as redes.

Quando o 1T caminhava para o final, aos 43, o Galo quase chegou ao gol após o ótimo cruzamento de Mariano. Zaracho cabeceou e a bola foi na trave para alivio do goleiro Douglas Borges, que só observou.

Na volta para o 2T, o time atleticano quase abriu o placar aos 2 minutos, quando Mariano cruzou nos pés de Nacho na pequena área e o argentino isolou.

Golaço

Até que na marca dos 9, o Atlético saiu na frente com um bonito gol de Zaracho. Sauer tentou tirar a bola na área, ela ficou com o argentino e ele mandou um chute parecido com um cruzamento. A bola encobriu o goleiro do Botafogo, bateu na trave e entrou: 1 a 0 para o alvinegro mineiro.

Esfriou

O Botafogo respondeu logo aos 11 no chute de primeira de Tchê Tchê após a confusão na área, mas a zaga atleticana cortou na hora certa. Depois, o duelo esfriou mais um pouco, mas o time carioca continuou buscando a reação. Em algumas jogadas, a zaga atleticana se atrapalhava e errava passes perigosos, mas os botafoguenses tinham dificuldades para aproveitar.

Agarra, Everson

Nos acréscimos, a equipe mandante levou perigo e assustou a visitante. Aos 46, Matheus Fernandes chutou rasteiro e Everson foi buscar. No minuto seguinte, Lucas Fernades mandou de fora da área e o goleiro agarrou de novo.

Só 1 a 0 mesmo

No último minuto, aos 50, o jogo rendeu mais ainda. Na cobrança de falta, Hulk chutou uma bomba e a bola foi no travessão. No rebote, Ademir foi derrubado e a bola ainda chegou em Keno, que mandou para as redes. Porém, na revisão do lance, o VAR assinalou impedimento de Keno na jogada e o gol foi anulado.

Com isso, fim de jogo: vitória do Galo pelo placar mínimo e liderança do campeonato. Agora, a Massa vai “secar” o Palmeiras para a ponta na tabela não ser ameaçada.

Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!