Galvão Bueno oficializa aposentadoria das narrações em TV aberta após a Copa do Mundo

galvão bueno tv globo
Galvão já narrou dez Copas ao longo da carreira de quase meio século (Reprodução/Instagram/@galvaobueno + Reprodução/TV Globo)

O narrador Galvão Bueno anunciou sua aposentadoria da narração na TV Globo, após o término da Copa do Mundo de 2022, em dezembro, no Catar. A notícia foi confirmada pelo próprio apresentador em entrevista ao jornal O Globo. “Eu tenho contrato com a Globo até o fim do ano. E a gente resolveu que iríamos investir muito na minha participação na Olimpíada e, esse ano, seria seleção brasileira e Copa do Mundo”, projetou.

A despedida de Galvão do Maracanã já vai acontecer na noite de hoje (24) no jogo entre Brasil e Chile. A partida é válida pela 17ª (e penúltima) rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.

‘Consciência’

Segundo Galvão, ele e a emissora decidiram esperar até o final do ano para definir outros rumos. “Estamos conversando para ver o que será depois do dia 18 de dezembro, que é o dia da final. Espero estar com saúde para estar lá”, disse.

“Eu diria que hoje tenho uma consciência de que seria minha última Copa do Mundo narrando em TV. Tudo tem seu tempo. Mas, ao mesmo tempo, que termina o contrato para essa minha sequência de 41 anos na Globo, com trabalho do dia a dia, programa, narração de jogos, com essas coisas, a tendência nessa conversa é que isso pare depois da Copa do Mundo”, afirmou.

‘Outros caminhos’

Mesmo com a aposentadoria das narrações, o narrador deve continuar na emissora. “Mas estamos negociando outras coisas. Outros caminhos. E, muito provavelmente, muita coisa nesse mundo digital e outras plataformas dentro do Grupo Globo. A Globo é minha casa”, ressaltou.

Na Globo desde os anos 1980 e com dez Copas no currículo, Galvão deixou claro que a narração na TV aberta ficará em 2022. No último dia 1º de fevereiro, ele voltou às transmissões in loco após dois anos, ao narrar Brasil e Paraguai, no Mineirão.

“Então, a nossa conversa nesse momento é: o que irá acontecer, como deixaremos as portas abertas e que porta será utilizada depois do dia 18 de dezembro. É impossível você dizer no mundo ‘não, nunca mais’ A vida me ensinou isso. Mas neste momento, eu diria, narração em TV aberta, não mais”, detalhou.

‘Senti’

Nas redes sociais, os torcedores lamentaram o anúncio da despedida de Galvão das narrações em TV aberta. “Não estou preparada, aposenta nunca”, pediu uma torcedora. “Por mim, você não pararia nunca”, escreveu outro fã. Leia alguns comentários:

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!