Jogador de futebol americano se torna 1º a assumir homossexualidade na NFL

carl-nassib
Carl Nassib é jogador de futebol americano pelo Las Vegas Raiders (Reprodução/@carlnassib/Instagram)

O jogador de futebol americano Carl Nassib se declarou homossexual nessa segunda-feira (21), por meio de seu Instagram. Assim, o atleta se tornou o primeiro jogador a se declarar gay enquanto integrante em atividade da NFL (National Football League, em português, Liga Nacional de Futebol). Carl ainda doou 100 mil dólares para uma organização LBGTQIA+.

Carl Nassib tem 28 anos e é defensor do time Las Vegas Raiders. Através de sua postagem se declarando homossexual, o jogador disse esperar que seu exemplo aumentasse a visibilidade de outros atletas homossexuais. “Eu só queria ter um momento para dizer que sou gay”, declarou Carl, no vídeo.

“Eu queria fazer isso há um tempo, mas finalmente me sinto confortável agora. Sou uma pessoa bastante reservada, então espero que saibam que não estou fazendo isso para chamar atenção. Só acho que representação e visibilidade são muito importantes”, afirmou.

Atleta doa 100 mil dólares para organização LGBTQIA+

O jogador ainda disse que estaria doando UU$ 100 mil, o equivalente a R$ 501 mil, para uma organização LGBTQIA+ sem fins lucrativos, o Projeto Trevor. O projeto tem o objetivo de prevenir o suicídio entre jovens LGBTQIA+ nos Estados Unidos. Confira o vídeo seguido de uma nota escrita por Carl Nassib e postados em seu Instagram.

O atleta se tornou, então, o primeiro jogador em atividade da NFL a se declarar homossexual. Dentro do universo esportivo masculino, ainda existe um tabu a respeito da orientação dos jogadores, em que há uma hipermasculinidade enraizada, podendo provocar preconceitos e até mesmo formas de violência e repressão.

Anteriormente, jogadores da liga se assumiram gays após se aposentarem. No ano de 2014, Michael Sam recebeu contratação do time St. Louis Rams, entretanto, acabou sendo dispensado depois de disputar algumas partidas da pré-temporada. Michael nunca chegou a jogar na temporada regular na NFL.

Ato de coragem

Nas redes sociais, os internautas repercutiram positivamente a declaração de Carl Nassib, admirando a coragem do jogador. “Um ato gigantesco, ainda mais em uma liga que conta com muitos mandatários conservadores. Que a coragem dele inspire os demais”, escreveu um internauta no Twitter.

Outra pessoa comentou: “Marco na história do esporte. Que seja o primeiro de muitos, que seja o pontapé pra muitos que queiram viver a sua verdade, sem amarras”. Um terceiro usuário disse: “Entrou pra história! Certeza de que tá abrindo a porta do armário e dando coragem para muita gente no esporte fazer o mesmo”.

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!