‘Isso sim é narrador raiz’: Locutor perde a linha, xinga horrores após gol e viraliza nas redes sociais

@antoniotabet/Twitter/Reprodução + Orlando Scarpelli/Figueirense

Depois de pérolas como “Tão comemorando igual trouxas” e “Vai, meu filho!” no jogo entre Cruzeiro e Corinthians do dia 16 de outubro, foi a vez de um narrador catarinense soltar o verbo ao assistir ao jogo do próprio time. O torcedor do Tigre não escondeu sua indignação ao ver o clube levar o segundo gol do Figueirense, no sábado (26), pela série B do Campeonato Brasileiro e o trecho viralizou na internet.

+ ‘Tão comemorando igual trouxas!’: Comentário de radialista em gol (legal!) do Cruzeiro viraliza; ouça

Mateus Mastella, narrador e diretor do Tabelando, programa de futebol da TV Engeplus, foi o protagonista da vez. No momento do segundo gol do Figueirense, pelo clássico que acabou com um empate por 2 a 2, o comunicador não segurou a raiva e soltou: “Vai tudo pra p*ta que pariu, Criciúma! Vão tudo à merda. Me desculpem os patrocinadores, me desculpem os ouvintes, me desculpem os parceiros, vão tudo pra p*ta que pariu!”

O Tabelando é um programa da própria cidade de Criciúma, em Santa Catarina, e os comentaristas e narradores são torcedores do time de mesmo nome, que é o único da cidade. Criado pelo próprio Mateus em parceria com um sócio, o slogan do programa é “De torcedor para torcedor” e eles não escondem a torcida pelo Tigre.

“Criamos o programa para dar espaço para o torcedor. A gente faz transmissão, plantão, pós-jogo, entrevista coletiva, tudo que uma rádio normal faz. Mas a ideia é pegar mais pro lado torcedor, continuar com o profissionalismo, mas com um diferencial”, contou Mateus ao BHAZ.

Mesmo sendo torcedores declarados, eles costumam controlar o clubismo e não ultrapassar tanto o limite. “Normalmente a gente acende vela, toca música de apoio, faz promessa. Nem sempre tem palavrão, xingamento. Na situação eu me exaltei. Meu propósito não foi ofender ninguém, o Criciúma está há 4 anos brigando para não cair, fiquei nervoso e saiu no impulso”, explicou o narrador. No Instagram, ele chegou a postar uma declaração se explicando, depois da repercussão inesperada do trecho.

Ver essa foto no Instagram

To aqui, sentado, escrevendo e tentando imaginar o tamanho da repercussão que deu, quando o Figueirense marcou o segundo gol e a minha narração viralizou. Leio mensagens de todos os tipos, das quais também acho graça. Mas me preocupa, muito, o fato de alguém ter se sentido ofendido. Antes de mais nada, as palavras ditas foram para demonstrar o sentimento da fase que o time passa e está passando há um bom tempo. Quando o Figueirense marcou o segundo gol, não só eu, mas como torcida e os próprios colegas de imprensa também ficaram indignados com o resultado, cada um expressando de alguma forma. O próprio Roberto Cavalo, na coletiva, admitiu que no intervalo se exaltou, pela atuação ruim do primeiro tempo no time. Quero dizer que o PROPÓSITO e o OBJETIVO não foi ofender ninguém. Nem jogador, nem diretor, nem NINGUÉM. O objetivo é reclamar da fase ruim que o time passa. Até porque, quem acompanha, duvido que estaria feliz com o revés de 2 a 0. Se alguém se sentiu ofendido, principalmente por parte do Criciúma Esporte Clube, peço DESCULPAS. Este nunca será o objetivo do Tabelando: de torcedor para torcedor – que é de torcedor para torcedor. É um projeto, tem uma ideia, tem uma execução, e sempre será voltado a apoiar o time. Aqui nós temos muito profissionalismo, diversão e torcida. Este sempre será o nosso caminho. Sobre a repercussão? Loucura. Só posso dizer isso!

Uma publicação compartilhada por Mateus Mastella (@mateusmastella) em

Nas redes sociais, a resposta foi positiva. Além de causar risadas, vários usuários mandaram mensagens de apoio para Mateus por representar o verdadeiro espírito do torcedor brasileiro. “98% das pessoas estão apoiando. Tem gente criticando, gente tirando sarro. Estou até espantado com a repercussão, se eu soubesse nem teria feito isso. Não quero ser reconhecido só por isso. Não quero subir xingando, quero subir gritando gol, comemorando”, contou ele.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!