Após Maurício Souza criticar movimento LGBT+, patrocinadores cobram medidas e clube reage

maurício-souza
Maurício Souza joga no Minas Tênis Clube, patrocinado pela Fiat e pela Gerdau (Reprodução/@mauriciosouza17/Instagram)

Após o jogador Maurício Souza, que defendeu a seleção brasileira de vôlei nas Olimpíadas, voltar a fazer postagens de cunho homofóbico nas redes sociais, o Minas Tênis Clube e dois patrocinadores – a Fiat e a Gerdau – se pronunciaram a respeito do caso. Recentemente, o atleta criticou a bissexualidade do personagem Super-Homem e o uso de pronomes neutros em uma novela da Globo. Douglas Souza, ex-colega de Maurício na seleção e declaradamente gay, também se manifestou.

Em uma das postagens, feita há pouco mais de dez dias, o central do Minas Tênis Clube escreveu: “Ah, é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar…”. O atleta fazia referência ao anúncio da DC Comics a respeito da orientação sexual do Super-Homem.

Já em outro post, o atleta compartilhou uma notícia que dizia que a Globo adotará o uso de pronomes neutros em sua próxima novela. “O céu e limite se deixarmos! Está chegando a hora dos silenciosos gritarem”, criticou Maurício.

Após a repercussão dos posts, a Fiat e a Gerdau repudiaram as falas de Maurício e cobraram uma atitude do Minas Tênis Clube. O atual clube do atleta também se pronunciou. Nessa segunda-feira (25), o clube afirmou que os atletas federados “têm liberdade para se expressar” nas redes sociais.

‘Liberdade para se expressar’

O Minas Tênis Clube veio a se pronunciar somente ontem (25), dizendo estar ciente do posicionamento do jogador de vôlei. “Todos os atletas federados à agremiação têm liberdade para se expressar livremente em suas redes sociais”, explicou a agremiação desportiva.

“O Clube é apartidário, apolítico, e preocupa-se com a inclusão, diversidade e demais causas sociais. Não aceitamos manifestações homofóbicas, racistas ou qualquer manifestação que fira a lei”, diz trecho do comunicado divulgado pelo clube (leia na íntegra abaixo).

Por fim, o Minas Tênis disse que a opinião de Maurício Souza não representa as crenças da instituição, e ponderou que “já conversou com o atleta e tem o orientado internamente sobre o assunto”. Confira o comunicado completo no fim da matéria.

Douglas Souza reage

O jogador de vôlei Douglas Souza, que dividiu a quadra com Maurício na seleção brasileira e é homossexual, comentou na publicação do Minas Tênis Clube. “Kkkkkkkk só rindo mesmo….. O pano está aí, passa quem quer”. Na ocasião das postagens de Maurício, Douglas chegou a dar uma invertida no atleta.

“Engraçado que eu não ‘virei heterossexual’ vendo os super-heróis homens beijando mulheres… Se uma imagem como essa te preocupa, sinto muito mas eu tenho uma novidade para a sua heterossexualidade frágil. Vai ter beijo sim. Obrigado DC por pensar em representar todos nós e não só uma parte”, escreveu Douglas no Instagram, ao publicar a foto do Super-Homem beijando um rapaz.

Fiat cobra medidas

A Fiat Automóveis também se pronunciou, porém nesta terça-feira (26), a respeito da publicação de Maurício Souza. Isso porque a empresa é uma das principais patrocinadoras do time de vôlei Fiat Gerdau Minas.

“Estamos atentos aos últimos acontecimentos envolvendo o time de vôlei Fiat Minas Gerdau e o jogador Maurício Souza, e portanto, cobrando as medidas cabíveis, de acordo com o nosso posicionamento inegociável diante do respeito à diversidade e à inclusão”, escreveu a Fiat.

A empresa declarou repúdio a “toda e qualquer expressão de cunho homofóbico, considerando inaceitáveis as manifestações movidas por preconceito, ímpeto desrespeitoso ou excludente”. A companhia de automóveis também cobrou medidas do Minas Tênis Clube.

“Assim, a Fiat repudia qualquer tipo de declaração que promova ódio, exclusão ou diminuição da pessoa humana e espera que a instituição tome as medidas cabíveis e necessárias no espaço mais curto de tempo possível”, declararam.

Douglas agradece a empresa

Douglas Souza agradeceu à Fiat pelo posicionamento e por não argumentarem que a postagem de Maurício Souza é uma “opinião”. “Obrigado @FiatBR pelo posicionamento! Obrigado por entender que homofobia não é liberdade de expressão ou opinião. Esperamos mais novidades”, disse o jogador.

Gerdau também demonstra repúdio

A Gerdau, outra principal patrocinadora do time de vôlei do Minas Tênis Clube, emitiu hoje (26) um comunicado repudiando manifestações de cunho preconceituoso ou homofóbico. A empresa “já solicitou a posição oficial do clube sobre as tratativas necessárias ao caso para adotar as medidas cabíveis”, diz trecho do comunicado.

“A Gerdau reforça o seu compromisso com a diversidade e inclusão, um valor inegociável para a companhia. A empresa ressalta que decidiu patrocinar os times masculino e feminino do Minas, também pelo poder de inclusão da modalidade, que inclui atletas que representam bem a diversidade brasileira”, continua.

Ainda no comunicado, a empresa destacou que possui um banco de talentos voltado à comunidade LGBTQIA+, desde 2020. Além disso, a Gerdau disse possuir “assinaturas de diversos pactos e coalizões” com programas como o Fórum de empresas de Direitos LGBTQIA+ e a Coalizão Empresarial para Equidade Racial de Gênero.

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!