Mineirão tem mosaico em apoio a Vini Jr e contra o racismo

campanha contra o racismo no jogo entre Atlético e Palmeiras
Mineirão tem campanha contra o racismo no jogo entre Atlético e Palmeiras (Reprodução / Premiere)

Após os ataques racistas contra o atacante Vini Jr, do Real Madrid, na Espanha, os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro 2023 se uniram à CBF em uma campanha de apoio ao craque. No Mineirão, antes do duelo entre Atlético e Palmeiras, as luzes do estádio se apagaram para um mosaico se formar com uma sentença em inglês contra o racismo.

A campanha contra “Com o racismo não tem jogo” teve início nesse sábado no Brasil. Em um dos atos, jogadores e árbitros se sentaram em campo após o apito inicial do juiz. Além disso, os capitães dos times usaram uma braçadeira preta para reforçar o apoio na luta contra o racismo.

Artistas e ex-jogadores, como Xandy de Pilares, Thiaguinho, Camila Pitanga, Renata Sorah e Chico Buarque, abraçaram a campanha e gravaram um vídeo que foi publicado pela CBF com palavras contra o racismo.

No jogo entre Atlético e Palmeiras, no Mineirão, um mosaico em inglês se formou com o recado em inglês: “No racism”. Em português, a sentença pode ser traduzida como sem racismo.

Vini Jr é vítima de racismo na Espanha e Brasil reage

Principal jogador do Real Madrid, Vini Jr. foi vítima de uma série de ataques racistas na Espanha. No último episódio, torcedores do Valencia chamaram o atacante de ‘macaco’, causando indignação do brasileiro, que, após apontar para os autores, sofreu um golpe de um jogador do time adversário e, para piorar, Vinicius foi expulso após revidar o ataque.

Após toda a repercussão, o que incluiu o envolvimento do governo brasileiro no caso, o cartão vermelho de Vini Jr. foi anulado e o árbitro do VAR punido. Além disso, sete torcedores espanhóis foram presos por ataques ao brasileiro.

Com a indignação causada no Brasil, o mosaico contra racismo no Mineirão não foi a única ação de protesto. O Cristo Redentor teve suas luzes apagadas em solidariedade ao atacante do Real Madrid.

Pedro Rocha Franco[email protected]

Pedro Rocha Franco é jornalista desde 2007 e estudante de ciências sociais. Foi repórter do jornal Estado de Minas, editor do portal O Tempo e head de digital da Itatiaia. Hoje é gerente executivo do BHAZ. Além disso, colaborou com UOL e Repórter Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!