‘Tão comemorando igual trouxas!’: Comentário de radialista em gol (legal!) do Cruzeiro viraliza; ouça

Daniel Vorley/LightPress/Cruzeiro

A partida no último sábado (19) entre Corinthians e Cruzeiro, na Arena Itaquera, não marcou apenas a segunda vitória consecutiva da Raposa, como a saída (talvez momentânea) do temido Z4. O gol que selou o triunfo também rendeu curiosas e engraçadas manifestações de duas rádios esportivas: uma paulista e outra mineira.

A mais curiosa foi a reação de radialistas paulistas. Eles chegaram a zombar o time do Cruzeiro ao comemorar o gol do volante Éderson. Isso porque ele voltava de posição irregular ao receber a bola, mas o passe foi realizado por um corintiano, o lateral Fagner, ao desarmar Marquinhos Gabriel. Portanto, nada de impedimento…

Pérolas como “Tá impedidasso!”, “Tão comemorando igual trouxas” e “Protocolo circo!” denunciaram a parcialidade do narrador e levaram risadas a torcedores de diversos times do Brasil.

A narração era parte do programa Estádio 97, transmitido pela rádio paulista Energia 97 FM. As transmissões do projeto Energia em Campo são feitas no estilo ‘narrador torcedor’. Sem esconder o clubismo, quatro narradores representam os times de São Paulo da série A: Palmeiras, Corinthians, Santos e São Paulo.

No trecho que viralizou, o narrador que não esconde sua indignação com o lance que marcou a virada do Cruzeiro é Luis de Paula, declaradamente corintiano. Outro motivo de risadas foi a confusão com os nomes dos jogadores: Luis e o comentarista que o acompanhava, Mano, chamaram o autor do gol, Éderson, de Robinho, outro jogador do Cruzeiro.

‘Vai, meu filho!’

Em Belo Horizonte, a parcialidade também se fez presente na narração, dessa vez tendendo para o outro lado. A transmissão da mais popular rádio da cidade, a Itatiaia, feita por Alberto Rodrigues e Samuel Venâncio, foi marcada por outra pérola que também viralizou.

Quando Éderson começou a se aproximar do gol com a bola, Samuel, setorista do Cruzeiro na rádio, não disfarçou a empolgação e gritou com toda força: “Vai, meu filho! Valeu, tá valendo!”. O trecho chegou a ser compartilhado pelo próprio time.

Depois do gol, ele ainda enfatizou, extasiado: “O Éderson ia parar no lance, Alberto! Eu falei ‘vai, Éderson, vai, meu filho’ e ele acordou, o espírito baixou nele, ele veio”.

A dúvida do lance

A legalidade do gol da virada gerou muita dúvida a quem assistia ao jogo, inclusive ao narrador corintiano Luis de Paula.

Éderson recebeu a bola do jogador Fagner, do Corinthians, tornando o lance legal, mas o auxiliar levantou a bandeira e a zaga corintiana parou de correr.

O árbitro, entretanto, não apitou e o jogador do Cruzeiro continuou correndo com a bola até marcar o gol. A confusão gerou muita reclamação por parte do Corinthians, causando até mesmo a expulsão do técnico Fábio Carille.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!