No Dia do Goleiro, atletas do Galo e do Cruzeiro recebem homenagens; ‘goleiro pedreiro’ também é lembrado

goleiros atlético cruzeiro futebol
O dia em homenagem aos arqueiros foi recheado de homenagens nas redes (Reprodução/Twitter/@Atletico + Reprodução/Twitter/@Cruzeiro + Bianca Crispim/Cruzeiro)

O Dia do Goleiro é comemorado no Brasil nesta terça-feira (26) em homenagem ao nascimento de um dos grandes ídolos da posição no futebol do país: Hailton Corrêa de Arruda, o Manga. Ele fez história no Botafogo e completa 85 anos de idade nesta terça-feira. Dotado de personalidade marcante dentro e fora de campo, o ex-goleiro da seleção também ficou conhecido por jogar sem luvas – o que causou alguns dedos quebrados no atleta.

Em memória à data, os mineiros Atlético e Cruzeiro fizeram postagens comemorativas nas redes sociais para exaltar seus arqueiros. A Raposa também relembrou um atleta que fez história no clube, o goleiro Geraldo II.

Galo

O clube alvinegro postou uma foto dos quatro atletas do time profissional, acompanhados de seus dois treinadores.

“Parabéns aos gigantes Everson, Rafael, Matheus Mendes e Gabriel Delfim, e aos Treinadores de Goleiros, Rogério Maia e Danilo Minutti, pelo dia dedicado aos profissionais das traves. No Galo, é tradição ter craques com luvas! Tamo junto, paredões!”, postou o Galo no Twitter.

Cruzeiro

O Cruzeiro fez postagens em homenagem aos atletas homens e mulheres. “Neste Dia do Goleiro, parabenizamos os nossos profissionais e desejamos muito sucesso com a camisa celeste!”, comemorou o time.

“Os paredões do nosso futebol masculino profissional”, consta em um dos tweets, sobre os goleiros Rafael Cabral, Gabriel Brazão, Gabriel Mesquita e Denivys.

Logo depois, o Cruzeiro divulgou fotos das atletas Rubi, Dafiny, Thaís Amorim e Taty Amaro, com a legenda: “As Cabulosas goleiras do nosso futebol feminino profissional! Parabéns pelo dia de vocês!”

Goleiro e pedreiro?

O time celeste aproveitou a data para relembrar um membro histórico da equipe. Além do futebol, ele também mantinha um emprego na construção civil e até participou da construção de locais marcantes de Belo Horizonte.

“Vamos homenagear um dos maiores goleiros da história do nosso clube: Geraldo II. Além de goleiro, Geraldo Domingos era pedreiro (auxiliou na construção do estádio do Barro Preto e da Igreja São Sebastião) e operário. Geraldo era do povo!”, exaltou o Cruzeiro.

Nascido em 20 de janeiro de 1918, Geraldo morreu no ano de 2007, aos 89 anos. Segundo o clube, ele vestiu a camisa estrelada em quase 400 partidas entre 1934 e 1955. No time de BH, conquistou os títulos mineiros de 1940, 1943, 1944, e 1945. Geraldo trabalhou como pedreiro até os 75 anos de idade.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!