‘Novela’ longe do fim: Cruzeiro pretende acionar Justiça no caso Vitor Roque; André Cury e Mattos rebatem

vitor roque cruzeiro athletico-pr
(Reprodução/Redes Sociais + José Tramontin/athletico.com.br + Fabio Wosniak/athletico.com.br)

A “novela” envolvendo Cruzeiro e Athletico-PR na negociação do atacante Vitor Roque mal começou, mas parece estar longe de acabar. Na noite de ontem (12), o time celeste divulgou uma nota oficial com a sua versão dos fatos, relatando “atitude repugnantes” dos envolvidos e uma queixa sobre uma possível violação do contrato de Vitor Roque.

Em contrapartida, André Cury, agente do atleta, e Alexandre Mattos, CEO de Negócios de Futebol e Áreas Nacional e Internacional do Athletico-PR, contestaram a nota cruzeirense.

Nos bastidores celestes, ventila a possibilidade de recorrer à justiça na 14ª Vara do Trabalho, onde o atleta rescindiu o contrato de forma unilateral. Outro caminho estudado pela Raposa é acionar o Athletico-PR na CNRD (Câmara Nacional de Resoluções e Disputas). Vitor Roque foi anunciado hoje (13) pelo Furacão.

O que o Cruzeiro alega

De acordo com a nota do Cruzeiro (íntegra aqui), desde março, o time tinha intenção de mudar os moldes do contrato com o atleta. Perto do fim da negociação, o Cruzeiro alega que houve uma mudança no comportamento dos agentes André Cury e Francisco Rocha, com respostas “esparsas e evasivas”.

Com isso, o clube mineiro alega que, diante da “obscena e já conhecida falta de ética de André Cury, mas determinado em contar com o atleta, e no exercício do seu direito de renovação do primeiro contrato de trabalho previsto pela Lei Pelé, foi diligente e formalizou sua proposta com protocolo do documento na Federação Mineira de Futebol”.

De acordo com o Cruzeiro, porém, o atleta recusou a proposta, “informando expressamente sua intenção de rescindir unilateralmente, supostamente por meio da realização do pagamento da cláusula indenizatória contratual prevista no art. 28, § 1º, I da Lei Pelé”. A rescisão de Vitor Roque foi publicada ontem (12).

O diretor de futebol Pedro Martins e o empresário Ronaldo (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

O time mineiro afirmou que ainda não foi pago pelo Athletico-PR. “Em se confirmando tal pagamento – ainda não disponibilizado ao clube – tratará de um equívoco técnico do atleta, de seu staff e do clube por trás da contratação. O Club Athletico Paranaense terá depositado em juízo quantia menor do que o previsto no § 11 do Art. 29 da Lei Pelé, que toma por base os salários ofertados pelo Cruzeiro Esporte Clube ao atleta”.

“Não nos assusta o fato de tal processo ter sido articulado por André Cury e Alexandre Mattos, ex-diretor de futebol do Cruzeiro – que hoje exerce cargo similar no Athletico Paranaense. É notório que ele faz uso das informações contratuais que carregou do Cruzeiro em benefício de seu novo empregador”, disparou.

O Cruzeiro lamentou que Vitor Roque, “extremamente mal assessorado, tenha embarcado para o Paraná optando por violar seu contrato de trabalho ainda vigente e abandonado sem autorização seu ofício”. Por fim, o clube assegurou que tomará “as medidas necessárias” para preservar seus direitos no caso.

Empresário rebate

O empresário André Cury, por sua vez, trouxe sua versão dos fatos em nota oficial divulgada na madrugada de hoje (13). Segundo ele, o time mineiro será notificado extrajudicialmente “para identificar o nome do autor e a sua qualificação para que sejam imputadas as responsabilidades pelo crime de injúria e difamação”.

“As afirmações constantes na nota do Cruzeiro não são verdadeiras. Há evidente inversão de fatos e de valores éticos e morais a fim de mais uma vez ludibriar a majestosa torcida cruzeirense que merece respeito, quando o Cruzeiro transfere responsabilidade de um erro primário cometido pela atual gestão a terceiros”, diz trecho da nota.

Vitor Roque com seus agentes Ehler Pessoa e André Cury em 2022 — Foto: Reprodução/ Instagram
Vitor Roque ao lado de seus agentes Ehler Pessoa e André Cury (Reprodução/Redes Sociais)

Versão de Mattos

Alexandre Mattos, CEO de Negócios de Futebol e Áreas Nacional e Internacional do Athletico-PR, falou à Rádio 98FM sobre uma suposta conversa que teria tido com os gestores do Cruzeiro. “No domingo (10), foi a única vez que falei com Ronaldo e Paulo André. Recebi uma ligação, eles estavam tentando fazer uma contratação de um jogador nosso, que é o Jajá”, contou.

Ainda de acordo com o dirigente, neste dia, Vitor Roque foi oferecido pelo Cruzeiro por R$ 40 milhões, mais o empréstimo de Jajá e Zé Ivaldo: “Eu disse que achava acima do meu orçamento, achava um valor até acessível a outros clubes, mas disse que conversaria com o Petraglia [presidente]”.

Mattos disse à 98FM que, após a conversa com o mandatário, falou com o agente do jogador, que comentou que o menino estava sendo disputado por outros clubes. “Perguntei: ‘Como vão pagar a multa?’ A multa é R$ 24 milhões. Eu disse: ‘Então, eu quero.’ Eu fui no Petraglia e falei, ele falou na mesma hora que era para ligar para o Ronaldo e dizer que não poderia pagar mais do que a multa”, alegou Mattos.

Alexandre Mattos também forneceu sua versão sobre os fatos (Fabio Wosniak/athletico.com.br)

Anunciado

Em meio às turbulências sobre os trâmites da negociação, o atacante de 17 anos foi oficialmente anunciado pelo Athletico-PR na manhã de hoje (13). Com contrato válido por 5 temporadas, Vitor Roque vestirá a camisa 39 do time paranaense.

“Estou muito feliz. É um sonho realizado jogar aqui no Athletico. Estou pronto para este desafio. Fazer parte deste clube é algo incrível e estou orgulhoso disso. A estrutura é de outro nível e com certeza vai me ajudar muito nesta nova fase”, afirmou o recém chegado ao Furacão.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!