Pai escreve carta contra formatura do filho no mesmo dia da final da Libertadores e viraliza

carta e taça libertadores
Escola alegou que não foi contatada diretamente pelo pai (Twitter/@amartinsdf/Reprodução + Alexandre Vidal/Flamengo)

Uma carta escrita por um pai inconformado com a marcação da formatura de seu filho no mesmo dia da final da Libertadores 2021 entre Flamengo e Palmeiras está dando o que falar nas redes sociais. Anderson Martins, que torce para o time rubro-negro, postou em seu Twitter pessoal uma carta aberta à coordenação do Colégio Liceu, de Brasília (DF).

No texto, ele disse que a convergência de datas é um “disparate” e espera que haja uma mudança. Em resposta publicada pelo portal g1, a escola alegou não ter sido procurada diretamente pelo pai e discordou da atitude de Anderson.

A carta

No texto, o pai do aluno começa afirmando que foi “surpreendido com a informação que a solenidade de formatura do Colégio Liceu foi marcada para o dia 27/11/2021”. Adiante, ele defende que qualquer ser humano no planeta deveria saber que esta é a data da final da Libertadores, que será em Montevidéu, no Uruguai.

Segundo Anderson Martins, a partida provoca interesse mundial, “menos no planeta Liceu [nome do colégio]”. “São 5 bilhões de pessoas acompanhando o jogo, mais de 100 mil se deslocando para o local da partida, entre torcedores, trabalhadores, colaboradores, dirigentes e autoridades, que acontecerá em Montevidéu, no Uruguai”, apresenta Martins.

Nelson Rodrigues e Dorival Caymmi

Para defender seu ponto e mostrar sua indignação, o pai chega até a citar dois importantes representantes da cultura nacional. “O escritor Nelson Rodrigues nos definiu como a ‘pátria em chuteiras’, e não à toa, o futebol é patrimônio cultural imaterial brasileiro. Falham as instituições de ensino e educadores ao não tratarem o futebol como se deve: como bem cultural!”, criticou. Logo depois, opinou ser “covardia e constrangimento sem precedentes” ter de fazer uma escolha entre a final e a primeira formatura do filho.

“É tão indignante que cabe parafrasear o iluminado Dorival Caymmi: ‘Quem não gosta de futebol, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé'”, continuou. O pai ainda aproveitou para criticar o modo como a escola toma suas decisões. “Aliás, tem sido um hábito rotineiro dessa escola definir as coisas que envolvem nossos filhos sem a participação dos pais, unilateralmente, mas isso é assunto para outras discussão”, finalizou.

Repercussão

Nas redes sociais, a carta dividiu opiniões dos usuários: alguns apoiaram a atitude do pai, outros reprovaram a medida tomada por ele. “Fantástico, apoiado”, afirmou uma flamenguista. “Formatura só existe uma”, discordou outro torcedor. Confira alguns comentários:

Colégio responde

A escola respondeu a carta à reportagem feita pelo g1 e alegou que não foi procurada diretamente pelo pai. “Cabe destacar aqui que um mero bilhete enviado via agenda escolar do estudante lhe teria poupado o trabalho, pois ao senhor seria sinalizado que o horário da formatura será às 8h30, conforme comunicado enviado no dia 25/10 e informações prestadas na reunião de pais realizada, mas que infelizmente o senhor não compareceu. Tendo em vista que o jogo está marcado para as 17h do mesmo dia, acreditamos que o senhor terá tempo hábil para assistir a ambos os eventos”, alegou o Colégio Liceu. Leia a nota do colégio na íntegra.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!