Robô quebra dedo de menino de 7 anos durante partida de xadrez na Rússia

xadrez robô menino rússia
Após o incidente, o menino foi auxiliado por pessoas presentes no local (Imagem ilustrativa/Pixabay + Reprodução/Redes sociais)

Circula nas redes sociais o vídeo de um momento inesperado ocorrido no Aberto de Moscou na última semana, quando um robô projetado para jogar partidas de xadrez quebrou o dedo de um garoto de sete anos. A notícia foi publicada pela imprensa da Rússia.

Segundo comunicado à agência estatal TASS por Sergey Lazarev, presidente da Federação de Xadrez de Moscou, o acontecimento “é obviamente ruim”. No vídeo, é possível ver o robô agarrando o dedo da criança, que ainda estava fazendo o movimento durante o jogo (assista mais abaixo). O evento ocorreu na capital da Rússia entre os dias 13 e 21 de julho.

Robô jogador de xadrez

Após o incidente, o pequeno jogador de xadrez foi ajudado por quatro adultos. A criança foi liberada naquele dia, e segundo o presidente Sergey, “jogou no dia seguinte, terminou o torneio engessada e voluntários ajudaram a registrar as jogadas”.

Ainda de acordo com Lazarev, o androide foi alugado pelo evento de xadrez. “Está exposto em muitos lugares por especialistas há muito tempo. Aparentemente, os operadores ignoraram algumas falhas. A criança fez um movimento, e depois disso é necessário dar tempo para o robô responder, mas o menino se apressou, o robô o agarrou. Não temos nada a ver com o robô”, afirmou Lazarev.

‘Reforçar a proteção’

Sergey também frisou a necessidade de aumentar a proteção em ocasiões assim, buscando evitar novas ocorrências negativas.

“Vamos nos coordenar para entender o que aconteceu e tentar ajudar [a família do menino] da maneira que pudermos. E os operadores do robô, aparentemente, terão que pensar em reforçar a proteção para que tal situação não volte a acontecer”, disse o presidente da Federação de Xadrez de Moscou.

‘Já começou’

Nas redes sociais, o vídeo repercutiu em diversos países, inclusive o Brasil. “O robô de xadrez viu que ia perder para um menininho de 7 anos que estava humilhando ele com jogadas brilhantes, apelou quebrando o dedo dele”, brincou um usuário. “A revolução das máquinas só está começando”, postou outro. Leia alguns comentários:

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!