O substituto de Galvão Bueno na Globo

galvao bueno substituto
Galvão Bueno vai se despedir da TV aberta em 2022 (Reprodução/Instagram/@galvaobueno + Reprodução/TV Globo)

A Copa do Mundo do Catar é a última de um dos maiores nomes do jornalismo esportivo do Brasil nas narrações da TV Globo. Com a aposentadoria de Galvão Bueno após 13 torneios, fica a “pergunta do milhão”: quem será o substituto do locutor nas transmissões da Globo?

Em março deste ano, o narrador anunciou que sua saída da narração na TV Globo irá ocorrer após o término da Copa de 2022, em dezembro.

“Eu tenho contrato com a Globo até o fim do ano. E a gente resolveu que iríamos investir muito na minha participação na Olimpíada e, este ano, seria seleção brasileira e Copa do Mundo”, disse, em entrevista ao jornal O Globo na época.

Na Globo desde 1981, Galvão deixou claro que a narração na TV aberta ficará em 2022, na 13ª Copa do Mundo de sua carreira. “É impossível você dizer no mundo ‘não, nunca mais’. A vida me ensinou isso. Mas neste momento eu diria, narração em TV aberta, não mais”, afirmou na época.

O que Galvão vai fazer após a aposentadoria?

A pausa em narrações não significará o ponto final do relacionamento de Galvão com a Globo. “Estamos negociando outras coisas. Outros caminhos. E, muito provavelmente, muita coisa nesse mundo digital e outras plataformas dentro do Grupo Globo. A Globo é minha casa”, disse ele.

Em novo contrato que valerá a partir de 2023, o apresentador e a emissora devem fechar parcerias possíveis em ações publicitárias e chamadas institucionais, por exemplo.

“Seguirei tendo projetos na Globo. Não vou me desligar totalmente da empresa”, adiantou Galvão à revista Veja em outubro. Na conversa, ele também mencionou que está participando da filmagem de uma série documental sobre sua vida, produzida pela Globoplay. A obra terá cinco episódios.

Quem será o substituto de Galvão?

Diante da iminente aposentadoria de Bueno das transmissões da Globo, fica o mistério de qual profissional irá ocupar o posto do carioca nos principais jogos transmitidos pela emissora na TV aberta.

Confira alguns possíveis narradores para a “era pós-Galvão Bueno” no veículo:

Luís Roberto

Um dos principais nomes cotados para suceder Galvão, o narrador Luís Roberto, de 61 anos, já falou sobre a possibilidade e descartou comparações com o amigo.

“O Galvão é um ícone. Respeitar esse momento, todo dele, é o quesito número 1 no meu coração. Momento de aplausos, de agradecimentos e, ao mesmo tempo, de vazio. Não será fácil não tê-lo como companheiro. E não existe esse tom de comparação”, afirmou em entrevista recente à GQ.

Recentemente, por causa da Covid-19 contraída por Galvão, Luís Roberto precisou substituí-lo na narração da partida de estreia da Copa do Mundo deste ano, a vitória do Equador por 2 a 0 sobre o Catar. Assim como Galvão, Luís foi escalado para ir ao Catar.

Galvão e Luís Roberto (Reprodução/Redes sociais)

Cléber Machado

Outro experiente narrador da Globo e um possível “substituto” de Galvão é Cléber Machado, de 60 anos. Neste ano, ele não foi escalado pela emissora para cobrir a Copa do Mundo presencialmente. Pela primeira vez desde o Mundial de 1994, Machado não participa in loco da transmissão.

O profissional também elogiou Galvão em entrevista de outubro ao podcast “Fala, Brasólho!”, considerando-o “o principal responsável pela mudança de status do narrador esportivo”.

Para Cléber, o narrador de 72 anos “atingiu um nível de principal prateleira do elenco da empresa, entre ator, jornalista. Ele foi incluído nessa linha. E, com isso, acabou levando os narradores”. Cléber Machado já foi substituto de Galvão Bueno em diversas edições do programa “Bem, Amigos!”, no SporTV.

Everaldo Marques

O narrador Everaldo Marques chegou à Globo em 2020, após 15 anos na ESPN Brasil. Com experiência em diversas modalidades além do futebol, como basquete, futebol americano, skate, tênis de mesa e surfe, o paulista já soma 80 esportes narrados ao longo da carreira.

O dono do bordão “Você é ridículo!” está na equipe de narradores do Sportv na Copa do Mundo do Catar. Ele vem se destacando nas transmissões da emissora, sobretudo desde as Olimpíadas de Tóquio.

Gustavo Villani

Mais um narrador da geração mais nova da Globo é Gustavo Villani, de 41 anos. Ele chegou à emissora em 2018 após passagem pelo canal Fox Sports e narrou a Copa do Mundo da Rússia. Assim como Everaldo Marques, o paulista também está no Brasil para narrar o Mundial de 2022.

Coincidentemente, o jornalista tem “Galvão” em seu sobrenome. Em 2019, Villani negou ser o “substituto” de Bueno após ter sido chamado de “O novo Galvão” em uma manchete de jornal.

“Amigos, não sou Novo Galvão. Nasci Galvão Villani há 37 anos, trabalho com esporte há 18 anos. E sempre fiz o que gosto. A manchete é responsabilidade do Jornal Agora SP… Funcionário da Globo… fã do Galvão Bueno! Mas eu sou… Eu”, postou na época. 

Gustavo Villani no canto esquerdo e Everaldo Marques, no canto direito da foto. No meio, está o também jornalista Alex Tseng (Reprodução/Redes sociais)

Renata Silveira

Primeira mulher a narrar a Copa do Mundo na Globo, Renata Silveira está no Brasil para as transmissões do Mundial de 2022. Ela também narrou o torneio em 2014 pela Rádio Globo, e em 2018 pelo canal Fox Sports.

A comunicadora foi contratada pela TV Globo em 2020 e desde então, atua em diversas transmissões esportivas. Já em 2021, Silveira se tornou a primeira mulher a narrar um jogo da seleção brasileira masculina de futebol no Sportv.

“Eu acho que essa Copa será a mais especial de todas para mim. Por estar na TV Globo, toda essa representatividade, esse marco que nós mulheres estamos conquistando”, disse Silveira em entrevista ao ge, publicada na segunda-feira passada (14).

Em 2021, antes de narrar a Semifinal de Supercopa Feminina, seu primeiro jogo na TV aberta, Silveira recebeu uma mensagem especial de boas-vindas do maior narrador da casa.

Cléber Machado e Renata Silveira (Reprodução/Twitter/@renatasilveirag)

Então, qual o seu narrador preferido para substituir Galvão Bueno na TV Globo?

Edição: Pedro Rocha Franco
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!