Com 8 atletas na seleção, Série B se destaca no Troféu Telê Santana; Dona Salomé é homenageada

Troféu Telê Santana
Dona Salomé foi homenageada com o Troféu Fair Play (@Paiblito/Twitter/Reprodução + Moisés Teodoro/BHAZ)

Se 2019 não deixará saudade a nenhum cruzeirense, o ano passado pelo menos rendeu ao torcedor celeste o maior número de atletas premiados no Troféu Telê Santana, mesmo com o rebaixamento à Série B. O clube azul ficou com quatro dos 11 atletas eleitos e ainda teve Fred como goleador na tradicional condecoração, que também concedeu homenagens à torcedora-símbolo da Raposa, Dona Salomé, e ao icônico chargista Son Salvador.

A 19ª edição do troféu que leva o nome de um dos maiores treinadores da história do Brasil foi realizada na noite de terça-feira (18) e, como de praxe, premiou os melhores atletas, técnicos e personalidades do esporte mineiro. Pela primeira vez com a categoria Fair Play, o prêmio homenageou a Dona Salomé, que morreu em dezembro de 2019. Seu filho, Ricardo, foi quem recebeu o troféu.

+ Dona Salomé é homenageada por torcedores em muro do Clube do Cruzeiro

Série B em peso

Rebaixamento inédito, tentativa frustrada de acesso à Série A do Brasileirão e desempenho abaixo da expectativa. O ano passado ficou longe das glórias às quais os mineiros estão acostumados e, com isso, América e Cruzeiro dominaram as premiações, mesmo disputando a divisão inferior do futebol brasileiro neste ano.

Entre os jogadores, o Cruzeiro conseguiu emplacar quatro na seleção do Troféu Telê Santana: o goleiro Fábio, o lateral-direito Orejuela e os zagueiros Léo e Cacá. O atacante Fred também foi premiado no Mineirão como goleador do futebol mineiro em 2019 – marcou 21 gols em 54 jogos.

Os atletas que ainda jogam pela Raposa não puderam ir ao evento porque a delegação do clube já viajou para Tombos, onde enfrentarão o Tombense pelo jogo adiado da 2ª rodada do Campeonato Mineiro, na quinta-feira (20). Os vencedores, incluindo Orejuela, que agora está no Grêmio, agradeceram a premiação por vídeo.

Orejuela agradeceu o prêmio por vídeo (Moisés Teodoro/BHAZ)

O América também não ficou para trás e emplacou o melhor técnico sem nem precisar de votação: Felipe Conceição, que agora está no Red Bull Bragantino. Além disso, também acumulou quatro atletas na seleção: Juninho entrou na dupla vencedora de volantes, João Paulo foi premiado como melhor lateral-esquerdo, Matheusinho se destacou como meia e Júnior Viçosa ganhou como atacante.

Marquinhos ganhou como atacante e revelação do ano (Moisés Teodoro/BHAZ)

Já no Galo, o atacante Marquinhos, de 20 anos, brilhou e levou dois troféus para casa: atacante da seleção e jogador revelação. O jovem recebeu o prêmio das mãos de Dadá Maravilha e exaltou a honra de ser homenageado ao lado de um dos seus ídolos. Além dele, Jair e Cazares foram votados como melhor volante e melhor meia, respectivamente.

O prêmio de Destaque do Interior foi para o Coimbra, campeão mineiro do Módulo II, e quem levou o Destaque Nacional foi o time de vôlei feminino do Minas Tênis Clube.

O Troféu Telê Santana

O futebol mineiro é homenageado todo ano, desde 2001, no Troféu Telê Santana, idealizado pela TV Alterosa. Natural de Itabirito, o Mestre fez história no Estado e o no país, comandando oito clubes e a Seleção Brasileira. Telê Santana foi Campeão Brasileiro pelo Atlético em 1971 e treinou a icônica Seleção de 1982.

Telê morreu em 2006, em Belo Horizonte. Para seu neto, que agora também trabalha como técnico no sub-17 do Betim Futebol, Diogo Tenuta, o prêmio é uma forma de manter o nome do avô vivo e, ao mesmo tempo, homenagear sua origem mineira.

Diogo Tenuta, neto, e Renê Santana, filho de Telê (Moisés Teodoro/BHAZ)

“Acho que todo mundo que vive o futebol sabe a importância de perdurar o nome dele no tempo e no Estado. Mesmo tendo treinado o Fluminense, Flamengo, ele tinha uma ligação muito forte com o Atlético e com Minas Gerais. É muito difícil desvencilhar essas histórias. Cresci no futebol e sei a responsabilidade que é manter esse legado”, conta ao BHAZ.

Vencedores do Troféu

Seleção formada:
Goleiro
: Fábio (Cruzeiro)
Lateral-direito: Orejuela (Cruzeiro)
Zagueiro: Cacá (Cruzeiro)
Zagueiro: Leo (Cruzeiro)
Lateral-esquerdo: João Paulo (América)
Volante: Jair (Atlético)
Volante: Juninho (América)
Meia: Cazares (Atlético)
Meia: Matheusinho (América)
Atacante: Marquinhos (Atlético)
Atacante: Júnior Viçosa (América)
Técnico: Felipe Conceição (América)

Revelação: Marquinhos (Atlético)

Goleador: Fred (Cruzeiro)

Destaque do interior: Coimbra

Fair Play: Dona Salomé

Destaque Nacional: Minas Tênis Clube – Vôlei Feminino

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!