Em isolamento, adolescente ensina tio analfabeto a ler e a escrever

adolescente ensina tio analfabeto ler escrever
Jovem compartilha o progresso do tio nas redes sociais (Reprodução/Twitter)

O isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus fez com que muita gente fosse em busca de atividades para aproveitar melhor o tempo em casa. E uma adolescente do México aproveitou a oportunidade para cuidar da família: ela decidiu testar o papel de professora e ensinar o tio, que era analfabeto, a ler e escrever. A experiência foi compartilhada no Twitter e deixou muita gente ao redor do mundo com o coração quentinho.

A primeira coisa que Kennya ensinou o tio Felipe Lira a escrever foi o nome dos netos. “Eu escrevi o nome dos netos dele com um marcador e pedi para ele traçá-lo com uma caneta azul. Foi a primeira vez que ele escreveu o nome de seus netos”, contou a jovem ao Patreon. Ela descobriu que o tio era analfabeto há pouco tempo e decidiu que queria ajudá-lo.

A princípio, o tio não gostou muito da ideia e foi resistente, mas, com o tempo, ela conseguiu convencê-lo e aproveitou o período de isolamento para dar seguimento às aulas. Em pouco tempo, o próprio Felipe ganhou uma conta no Twitter, espaço que a sobrinha usa para divulgar o progresso das aulas. “Foi extremamente emocionante para mim, então não pude deixar de compartilhar”, explicou Kennya.

Superação

O tio da adolescente nasceu e cresceu no México, onde trabalhou por boa parte da vida com construção. Ele perdeu a esposa e precisou criar as duas filhas sozinho. Kennya conta que, por Felipe ser analfabeto, ele já passou por diversas situações em que as pessoas o julgavam e tentavam enganá-lo. “Muitas vezes ele foi discriminado e prejudicado em contratos por não saber ler”, lembra.

Ela decidiu ensiná-lo para que ele não precisasse mais passar por essas situações, mas destaca que ser analfabeto não o define e que ele tem várias outras qualidades, mesmo que algumas pessoas não valorizem: “Ele pode não saber ler e escrever, mas consegue construir qualquer coisa num piscar de olhos”.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!