Agência espacial europeia revela foto inédita do Sol em alta resolução

Foto em alta resolução do Sol
Foto em alta resolução do Sol (ESA & NASA/Solar Orbiter/EUI team; Data processing: E. Kraaikamp (ROB))

A Agência Espacial Europeia (ESA) capturou imagens inéditas do Sol de sua espaçonave Solar Orbiter. As fotografias tiradas no dia 7 de março estão em uma qualidade de resolução nunca antes vista. A nave estava cerca de 75 milhões de quilômetros de distância, a meio caminho entre a Terra e o Sol, quando reproduziu a cena. As imagens estão disponíveis para apreciação e download no site da agência.

Uma das fotos mais famosas foi retirada pelo Extreme Ultraviolet Imager (EUI) e possui a maior resolução do disco completo do Sol e da atmosfera externa, a coroa, já obtida. Além dessa, a imagem tirada pela ferramenta Spectral Imaging of the Coronal Environment (Spice) é a primeira foto completa do Sol desse tipo em 50 anos. Segundo a ESA essa é, de longe, a melhor fotografia tirada no comprimento de onda Lyman-beta da luz ultravioleta emitida por gás hidrogênio.

O telescópio de alta resolução da ESA tira fotos com uma qualidade tão alta que, a essa distância, é necessário um mosaico de 25 imagens individuais para cobrir todo o Sol. As imagens são tiradas em sequencia e o mosaico completo demorou um período de mais de quatro horas para ser finalizado. Cada ladrilho leva cerca de 10 minutos, incluindo o tempo para a espaçonave apontar de um segmento para o outro.

Na imagem também é possível ver uma foto da Terra para a escala. Além disso, filamentos escuros podem ser vistos projetando-se para longe da superfície. Essas “estruturas” são propensas a entrar em erupção, lançando enormes quantidades de gás coronal no espaço e criando tempestades de “clima espacial”.

Temperatura do sol

O telescópio também é capaz de tirar fotos do sol em diferentes medições de temperatura. Na imagem de imagens SPICE, o roxo corresponde ao gás hidrogênio a uma temperatura de 10.000°C, o azul ao carbono a 32.000°C, o verde ao oxigênio a 320.000°C, o amarelo ao neon a 630.000°C.

Essas informações auxiliam os físicos a preverem erupções solares e a estudarem a estrela. Atualmente a espaçonave está orbitando Mercúrio para poder aproximar-se mais da estrela-mãe. O Solar Orbiter é uma missão espacial de colaboração internacional entre a ESA e a NASA e deve ficar muitos anos na ativa tirando fotografias do sol.

 ESA & NASA/Solar Orbiter/SPICE team; Data processing: G. Pelouze (IAS)

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!