Ator morre em bombardeio russo após deixar emprego em programa de TV para defender Ucrânia

pasha-lee
Pasha Lee deixou programa de TV para se alistar no exército ucraniano (Reprodução/@pashaleeofficial/Instagram)

O ator, apresentador de TV e dublador Pasha Lee, de 33 anos, morreu durante um bombardeio russo em Irpin, cidade ucraniana. O falecimento do artista foi confirmado nesse domingo (6), por Sergiy Tomilenko, presidente da União Nacional de Jornalistas da Ucrânia. Pasha havia deixado do emprego na TV para lutar ao lado do exército ucraniano.

Pasha Lee nasceu na Crimeia, península que fazia parte da Ucrânia, mas que foi anexada pela Rússia, em 2014. Segundo o The Sun, o ator tinha se alistado nas Forças de Defesa Territoriais da Ucrânia na última semana. Ele vinha compartilhando no Instagram fotos usando o uniforme militar.

Em uma das publicações, o artista convidou os ucranianos a se juntarem a ele na guerra. Já na última foto, Pasha Lee estava com uma feição otimista e escreveu: “Nas últimas 48 horas, há uma oportunidade de sentar e tirar uma foto de como estamos sendo bombardeados, e estamos sorrindo porque vamos conseguir. Ucrânia, estamos trabalhando!”.

Artista dublou ‘O Rei Leão’

Outros quatro civis, incluindo uma família de três, acabaram morrendo nesse mesmo bombardeio russo. Parsha Lee dublou alguns filmes hollywoodianos, incluindo “O Rei Leão” e “O Hobbit”. Julia Ostrovsk, chefe da plataforma UATV/DOM, na qual Lee apresentou um programa, o descreveu como o “mais alegre e ensolarado” de seus apresentadores de TV.

O artista ficou conhecido na Ucrânia ao participar da comédia de ação “Selgie Party”, em 2016, e do filme de ação esportiva “The Fight Rules”, em 2017. Ele ficou ainda mais conhecido como apresentador do programa de entretenimento “Day At Home”.

Conforme a Agência de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), 406 civis ucranianos, incluindo 27 crianças, morreram desde o início do conflito envolvendo a Rússia. Ao todo, 801 pessoas ficaram feridas. Já os números oficiais do governo ucraniano são bem mais altos – a contagem já passa das 3 mil vítimas. Irpin está sem eletricidade, água e aquecimento há três dias.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!