Cientistas encontram ‘barata gigante’ no fundo do mar

barata gigante do mar
Apesar da aparência ameaçadora, os crustáceos não são predadores (Reprodução/LIPI)

Em meio a notícias de nuvens de gafanhotos e de formigas voadoras, um novo ser assustador foi encontrado nas profundezas do oceano (apesar de inofensivo). Um dos maiores crustáceos já vistos foi encontrado no fundo por mar por cientistas da Indonésia. A nova criatura foi descrita como uma barata gigante do mar.

Com o nome científico de Bathynomus raksasa, o crustáceo pertence ao gênero dos isópodes gigantes e vive em águas profundas. Quando chega a idade adulta, as criaturas medem em média 33 cm. “Seu tamanho é realmente muito grande e ocupa a segunda maior posição no gênero Bathynomus“, disse a pesquisadora Conni Margaretha Sidabalok, do Instituto de Ciências da Indonésia (LIPI).

barata gigante do mar
Mar da Indonésia pode ter muita biodiversidade ainda não descoberta (Reprodução/LIPI)

Segundo a BBC, essa é a primeira vez que um ser desse gênero foi encontrado no fundo do mar da Indonésia, já que a área tem poucas pesquisas semelhante. Para o chefe de zoologia da LIPI, Cahyo Rahmadi, a descoberta é uma indicação de “como o grande potencial de biodiversidade da Indonésia ainda não foi revelado”.

Inofensiva

Apesar de parecerem assustadoras, a Bathynomus não oferece risco para outras espécies. As criaturas usam as longas antenas e grandes olhos para vagar pelo fundo do oceano e se alimentam, basicamente, de pedaços de animais mortos.

A pesquisa responsável por encontrar a nova espécia foi uma colaboração do LIPI com a Universidade Nacional de Cingapura e o Museu de História Natural Lee Kong Chian.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!