Boris Johnson está ‘profundamente preocupado’ com desaparecimento de Dom Phillips e oferece ajuda ao Brasil

boris reino unido
Primeiro-ministro ofereceu ajuda ao governo brasileiro nas buscas (Reprodução/@borisjohnsonuk/Instagram)

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, falou que está “profundamente preocupado” com desaparecimento de Dom Phillips, no Vale do Javari, no Amazonas. Foi a primeira vez que o político britânico se manifestou publicamente sobre o caso do jornalista e do indigenista Bruno Pereira, que sumiram no início de junho.

“Como todos aqui no Parlamento, estou profundamente preocupado com o que pode ter acontecido com ele [Dom Phillips]. O Ministério de Relações Exteriores está trabalhando agora com as autoridades brasileiras”, disse o primeiro-ministro, em sessão no Parlamento britânico. “O que nós dissemos às autoridades brasileiras é que estamos prontos para providenciar todo o apoio que eles possam precisar”.

As falas aconteceram em sessão no Parlamento na qual o primeiro-ministro responde a perguntas dos parlamentares. No momento, Theresa May, ex-primeira-ministra do Reino Unido, falou sobre o desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira, e solicitou que o governo coloque no caso “uma prioridade diplomática”.

Embaixada brasileira pede desculpas

A Embaixada do Brasil no Reino Unido enviou um pedido de desculpas à família do jornalista britânico Dom Phillips, após informar que o corpo dele e do indigenista Bruno Pereira teriam sido encontrados na Amazônia. A Polícia Federal afirma que as buscas pelos profissionais continuam.

De acordo com o jornal The Guardian, com o qual Phillips colabora, o embaixador Fred Arruda se retratou hoje aos familiares. “Nós sentimos muito que a embaixada tenha passado à família informações que não se provaram corretas”, diz o documento.

Arruda teria dito que uma equipe criada na embaixada de Londres para acompanhar os desaparecimentos foi “enganada” por informações recebidas de “agentes investigadores”. O diplomata reconheceu que houve uma precipitação por parte da equipe, e garantiu que “a operação de buscas vai continuar, sem que nenhum esforço seja poupado”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!