Centenas de pássaros caem do céu no México e imagens impressionam; causa ainda é mistério

Centenas de aves caem e muitas morrem no México
Uma das suspeitas é de que as aves tenham sofrido intoxicação (Reprodução/Redes Sociais)

Centenas de pássaros migratórios caíram ao mesmo tempo em Cauhtémoc, na região Norte da Cidade do México. Uma câmera de segurança registrou o episódio, ocorrido na última segunda-feira (7). No vídeo que impressionou milhares de pessoas nas redes sociais, é possível ver várias aves da espécie Graúna-de-cabeça-amarela mortas após o ocorrido. As autoridades locais ainda investigam as causas do incidente.

Com nome científico de Xanthocephalus, os pássaros Graúna-de-cabeça-amarela costumam migrar do Norte do Canadá para o Norte do México nessa época do ano. As imagens são de um circuito de segurança de uma residência e mostram o momento que a revoada do pássaros passa.

No vídeo, é possível ver quando uma grande “nuvem” de pássaros despenca sobre telhados de casas e sobre o asfalto. Imagens divulgadas por moradores da região mais tarde ainda mostram vários dos animais, de penas em tons de preto e amarelos, caídos sobre o chão, mortos.

Fim do mundo?

As imagens são assustadoras a primeira vista e muitos internautas ficaram impressionados. “Se isso chega no grupo da família vão dizer que é o fim dos tempos, certeza”, disse um. “Uma quantidade absurda de pássaros caiu do céu do nada no México. Dessa vez infelizmente não importa o que a ciência fale, pra mim a chance de uma invasão alienígena ter começado é 100%”, comentou outro.

Houve também aqueles que fizeram referência a cultura Geek. A série Dark, da Netflix, por exemplo, tem cenas que vários pássaros caem do céu. “‘Se pá’ Dark se passa no México e ninguém percebeu”, brincou um internauta. “Tem uma cena dessa em flash, quer dizer que o mundo vai acabar”, disse outro.

Mistério

Apesar da grande repercussão, as autoridades locais ainda não sabem o que pode ter causado o incidente. De acordo com o portal La Nacion, um zootecnista que estava no local disse que a causa das mortes repentinas poderia ser por inalação de fumaça tóxica de um prédio da área ou choque elétrico, caso eles tenham passado por um cabo de alta tensão.

Além disso, há ainda a possibilidade de o episódio ter se tratado de uma mudança de rota das aves. Como se deslocam sempre juntas, é possível que elas tenham cometido um “erro de cálculo” ao voar para longe de algum predador, por exemplo. As autoridades do México aguardam a necropsia para chegar a uma conclusão.

Edição: Giovanna Fávero
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!