Cerveja Corona é associada a vírus que já matou 132 pessoas na China

Divulgação/Corona + Reprodução/Facebook

O surgimento do novo coronavírus, que já matou 132 pessoas na China, provocou diferentes reações em autoridades e órgãos públicos de todo o mundo. De alertas e recomendações, passando pela construção de um hospital em apenas 10 dias, a situação segue como alvo de monitoramento constante. O que é particularmente inesperado é o fato de que uma marca de cerveja tem sido erroneamente associada ao coronavírus.

+ Jovem de 22 anos é internada em BH após ir à China e autoridades investigam possível coronavírus

Uma coincidência entre o nome do agente contaminante e a marca de cerveja mexicana Corona, da Ambev, fez com que buscas no Google a respeito dos termos explodissem ao longo dos últimos dias. Dados do Google Trends mostram que os termos “cerveja de coronavírus”, “cerveja de vírus corona” e “corona, cerveja vírus” tornaram-se bastante populares.

O país que mais registrou buscas pelos termos, em todo o mundo, é a Noruega. Em outras localidades da Europa, a busca pelas palavras atingiu 100 pontos, o pico máximo de popularidade possível junto ao buscador. Apesar de toda a repercussão, a Ambev ainda não comentou o assunto.

Cerveja descartada

A associação dos nomes da cerveja e do vírus é tão forte que um vídeo publicado nas redes sociais tornou-se viral no Facebook, alcançando mais de 4 milhões de visualizações ao longo dos últimos dias.

As imagens viralizam por mostrar uma jovem jogando cervejas da Corona dentro de uma pia. Ela usa uma máscara e diz que pretende livrar a casa do namorado do vírus. Ele aparece e fica surpreso com a situação. Apesar da brincadeira, eles explicam que a origem do coronavírus não é o México.

“O que diabos você está fazendo? Por que você está derramando minhas malditas cervejas na pia?”, diz o homem à namorada, que responde: “Estou tentando me livrar do vírus nesta casa”.

Nome semelhante já virou problema

Em uma publicação intitulada “Não, o coronavírus não tem nada a ver com a cerveja Corona” (em tradução livre), o blog colaborativo Boing Boing relembrou o caso de uma fabricante de doces dietéticos que teve problemas depois que o nome da marca foi associado com a Aids.

A marca se chamava Ayds e a semelhança fonética com Aids, doença crônica provocada pelo vírus HIV, fez com que a fabricante norte-americana sofresse uma redução de 50% nas vendas nos anos 1980. A Ayds tentou se recuperar trocando de nome, mas não foi o suficiente e acabou saindo do mercado.

Tira-dúvidas

O que é o coronavírus?

Conhecido desde meados da década de 60, o coronavírus é apenas uma cepa de uma grande família de vírus. Ele tem esse nome por causa de pequenos espinhos que possui na superfície, que lembram uma coroa. Ele ainda não possui um nome científico, mas foi apelidado pelos cientistas de 2019-nCoV.

Qual a origem desse vírus?

Ainda não se sabe exatamente a origem do vírus. Ele foi identificado pela primeira vez durante uma investigação laboratorial de casos de pneumonia em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, na China. Desde então, milhares de casos foram confirmados.

O vírus pode ser transferido para humanos?

Outras cepas da mesma família do coronavírus possuem a capacidade de contaminar tanto animais quanto humanos. A transmissão entre humanos se dá através do contato físico, pelo ar ou por secreções. Ainda não se sabe exatamente como acontece o contágio, mas sabe-se que o vírus é transmitido com facilidade.

Com Agência Brasil



SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!