Elon Musk compra Twitter e demite cúpula da rede

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Elon Musk carrega pia para dentro da sede do Twitter (Reprodução/@elonmusk/Twitter)

O empresário Elon Musk concluiu a compra do Twitter na noite dessa quinta-feira (27). Após cerca de seis meses de negociações, o sul-africano fechou negócio e pagou 44 bilhões de dólares (R$ 235 bilhões) pela rede social.

De acordo com a BBC, o empresário demitiu o presidente-executivo do Twitter, Parag Agrawal, o diretor financeiro, Ned Segal, e o chefe de assuntos jurídicos e de políticas, Vijaya Gadde.

Recentemente, Musk acusou a alta cúpula da rede social de enganar os investidores sobre o número de contas falsas na plataforma.

O presidente e o diretor estavam na sede do Twitter em São Francisco (EUA), no momento em que o acordo foi selado. Os dois foram escoltados para fora do local. Até o momento, nenhum deles se pronunciou sobre o assunto.

Pouco depois da oficialização, Elon Musk publicou, pela rede social: “O pássaro foi libertado”, em alusão ao símbolo da empresa.

Acabar com o ódio

No mesmo dia, mais cedo, ele disse que pretende “derrotar” bots de spam no Twitter e otimizar algoritmos para impedir que a rede social seja uma câmara de eco para ódio e divisão.

“A razão pela qual adquiri o Twitter é porque é importante para o futuro da civilização ter uma praça digital comum”, disse Musk pelo Twitter.

“Atualmente, há um grande perigo de que as mídias sociais se fragmentem em câmaras de extrema direita e extrema esquerda que geram mais ódio e dividem nossa sociedade”, concluiu.

Porém, o empresário não explicou como vai cumprir isso e quem vai administrar a empresa. Musk também disse que quer cortar empregos e que não comprou a rede social para ganhar mais dinheiro, mas “para tentar ajudar a humanidade, a quem eu amo”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

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