Estudo sugere que primeiro caso de Covid-19 ocorreu em outubro de 2019

teste laboratório
Ainda segundo o estudo, o vírus já teria se espalhado globalmente em janeiro de 2020 (FOTO ILUSTRATIVA: Robson Valverde/SES-SC)

Por Bethânia Nunes

Pesquisadores da Universidade de Kent, no Reino Unido, afirmam que o novo coronavírus pode ter começado a se espalhar na China entre outubro e novembro de 2019, ou seja, meses antes da confirmação do primeiro caso na província de Wuhan. O estudo foi publicado nessa quinta-feira (24/6), na revista PLOS Pathogens.

Usando modelos da ciência da conservação para estimar o surgimento de casos anteriores aos oficiais, foi possível chegar a 17 de novembro como a data mais provável para o surgimento do vírus Sars-CoV-2 na China. O primeiro caso, no entanto, só foi registrado oficialmente em dezembro de 2019.

Ainda segundo o estudo, o vírus já teria se espalhado globalmente em janeiro de 2020. Na França, por exemplo, o primeiro caso de Covid-19 foi registrado em 25 de janeiro de 2020, mas, ao revisar os registros médicos de pacientes em unidades de terapia intensiva (UTI) com sintomas semelhantes à influenza, admitidos entre 2 de dezembro de 2019 e 16 de janeiro de 2020, identificou-se um paciente que havia ido a um pronto-socorro em 27 de dezembro.

Leia a matéria completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.ccc

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!