EUA mata general iraniano em bombardeio e ‘3ª guerra mundial’ vira trend

Reprodução/AFP + Reprodução/Twitter/@skauamartins

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou um bombardeio ao aeroporto de Bagdá, no Iraque, na noite dessa quinta-feira (2), horário de Brasília. O ataque matou 10 pessoas, entre elas, o general Qassim Soleimani, principal comandante militar iraniano e líder de uma milícia pró-Irã. O governo do Irã prometeu vingança, o que aumentou ainda mais a tensão entre os países e levou pessoas mundo inteiro a cogitarem uma nova grande guerra.

Em um comunicado oficial, o governo americano assumiu que foi o responsável pelo ataque, feito com um drone e autorizado pessoalmente pelo presidente. O Departamento de Defesa dos EUA ainda declarou que “as forças armadas dos EUA agiram defensivamente e de forma decisiva, matando Qassim Soleimani para proteger os indivíduos americanos no exterior”, alegou.

Em seu Twitter, Trump repostou diversos comentários comemorando a morte do general. Entre eles, um que citava Soleimani e Abu Bakr al-Baghdadi, chefe do Estado Islâmico assassinado em outubro de 2019 em uma operação militar dos EUA. Às imagens dos dois, o post acrescentava: “A política do Trump no oriente médio parece estar segura”.

‘Dura vingança’

Nesta sexta-feira (3), Ali Khamenei, líder supremo do Irã e próximo ao general Qassim, declarou três dias de luto no país e prometeu uma “dura vingança” contra os Estados Unidos: “Sua partida não acaba com a sua missão, e uma dura vingança aguarda os criminosos que têm seu sangue e de outros mártires em suas mãos”.

Terceira Guerra

A tensão internacional causada pelo ataque uma reação coletiva sobre a iminência de uma nova guerra de proporções globais. No Brasil, a #TerceiraGuerraMundial está entre os assuntos mais comentados do Twitter desde o início a manhã.

“Como assim terceira guerra mundial???? Eu ainda nem fiz 22 anos pra cantar ‘I don’t know about you, but I’m feeling 22′”, brincou um internauta, citando ’22’, música da cantora Taylor Swift.

“Terceira guerra mundial: a. Outros países: vamo morrer. Brasil: vou fazer meme”. A rede social foi tomada por piadas como estas, que, segundo alguns usuários, são uma forma de afastar o medo de que uma guerra de fato aconteça.

O ataque ordenado por Trump tem sido questionado por líderes de vários países europeus.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!