Funcionária invade telejornal russo pedindo fim da guerra e presidente da Ucrânia agradece

mulher invade telejornal russo
Emissora de televisão é controlada pelo Kremlin (Reprodução/Redes sociais)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, veio a público agradecer à mulher que invadiu um telejornal russo para deixar uma mensagem contra a guerra, nessa segunda-feira (14). Imagens que circulam nas redes sociais mostram Marina Ovsyannikova, funcionária do canal, levantando um cartaz que diz “não acreditem na propaganda” e “eles estão mentindo para vocês”.

O episódio ocorreu durante a transmissão ao vivo do jornal da emissora Canal 1, que é controlada pelo governo da Rússia. Segundo Christo Grozev, diretor da Bellingcat – site de jornalismo investigativo – divulgou no Twitter, a moça foi levada pela polícia e interrogada. No pedaço de papel exibido pela mulher, lia-se: “Pare a guerra”.

Nas redes sociais, boa parte dos usuários elogiou a coragem de Marina diante dos avanços das tropas russas na Ucrânia. No início deste mês, o país revelou que o conflito bélico já deixou mais de 2 mil civis mortos. À época, o comunicado afirmou que “crianças, mulheres e forças de defesa estão perdendo a vida a cada hora”.

Embora a ONU (Organização das Nações Unidas) tenha registrado somente 500 mortes após uma semana de guerra, no dia 2, admitiu a possibilidade da cifra ser maior, por dificuldades de estimar os impactos com exatidão.

‘Sou grato’, diz presidente ucraniano

Com a repercussão do vídeo, o mandatário ucraniano decidiu mostrar sua gratidão à profissional. Segundo a CNN, Zelensky teceu elogios à editora de TV. “Eu sou grato aos russos que não param de tentar transmitir a verdade. Para aqueles que combatem a desinformação e dizem a verdade, fatos para seus amigos e entes queridos”, disse em um vídeo no Telegram.

“E pessoalmente à mulher que entrou no estúdio do Canal 1 com um pôster contra a guerra. Àqueles que não têm medo do protesto. Contanto que seu país não tenha se fechado completamente ao restante do mundo, transformando-se em uma grande Coreia do Norte, você deve lutar. Você não deve perder sua chance”, prosseguiu.

O jurista e ativista Pavel Chikov afirmou, por meio do Twitter, que “o Comitê de Investigação da Federação Russa está realizando uma verificação e pré-investigação contra Ovsyannikova, relata uma fonte da TASS”. No entanto, a medida não apontou motivos para detenção e prisão.

Confira abaixo o vídeo da mulher que invadiu o telejornal:

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!