Furacão em Acapulco deixa 27 mortos e destrói hotel do Chaves

hotel emporio destruído pelo furacão em acapulco
Furacão em Acapulco deixa mortos e destrói hotel onde foram gravados episódios de Chaves (Reprodução/@ForumChaves/X)

Um furacão destruiu o hotel onde foram gravados episódios do seriado Chaves, em Acapulco, no México. O ciclone, que recebeu o nome de “Otis”, atingiu a costa mexicana e deixou pelo menos 27 pessoas mortas e três soldados da marinha desaparecidos.

O Hotel Emporio, onde foram gravados três episódios de Chaves, em 1977, tornou-se um ponto turístico de Acapulco. Imagens que circulam na internet mostram o local danificado após o furacão Otis.

Segundo o El Comercio, a Avenida Miguel Alemán, principal avenida de Acapulco está alagada, com dezenas de árvores caídas e construções em pedaços. Um centro comercial e outros hoteis também sofreram danos com o ciclone. Os moradores estão sem água e eletricidade.

O furacão atingiu o Oceano Pacífico na categoria 5, o máximo da escala Saffir-Simpson. “Lamentamos muito os que perderam a vida devido ao efeito do furacão”, declarou o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador.

A área afetada pelo ciclone está praticamente isolada, desde a meia–noite dessa terça-feira (24), quando começaram a ser sentidos ventos Otis de 270 quilômetros por hora. O presidente do México garantiu que as comunicações estão sendo restabelecidas gradativamente.

Confira imagens do furacão Otis compartilhadas por um jornalista local:

Arreda pra Cá

Em meio aos passos apressados, estresse e correria de um dia comum no Centro de BH, é cada vez mais comum ver pessoas parando rapidamente e olhando para o alto. Não por causa do céu, mas sim para observar as obras gigantes pintadas nas laterais de diversos prédios da região.

As famosas empenas – como são chamadas as laterais sem janela dos prédios – são parte do Cura (Circuito Urbano de Arte), festival de arte urbana que enriquece as ruas de Belo Horizonte e leva arte para todos. E uma das idealizadoras do projeto está no Arreda pra Cá, o podcast do BHAZ.

No podcast, Giovanna Fávero e Asafe Alcântara vão receber dez convidados de diversas áreas que impactam e transformam Belo Horizonte para um papo sobre vida e carreira. Desta vez, quem passa pelo nosso sofá é Janaína Macruz, que se uniu às artistas Priscila Amoni e Juliana Flores para criar o Cura, em 2017.

Veja a entrevista completa:

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!