‘Fusca’ lançado como ‘carro mais feminino do mundo’ levanta debate sobre machismo na China

ora ballet car
Campanha de marketing do modelo está sendo comparada à do Fusca original da Volkswagen (Ora/Divulgação)

O lançamento de um carro apresentado como “de mulher” vem dividindo opiniões nas redes sociais. A Ora, submarca da fabricante chinesa Great Wall, começou a vender o Ora Ballet Cat, que se inspira no Fusca original da Volkswagen. A campanha de marketing do modelo, que seria exclusivo para o público feminino, está sendo criticada pelo teor sexista.

Segundo o guia especializado Quatro Rodas, as vendas do automóvel começaram nesta semana na China. Com design arredondado e cores claras, ele vem sendo considerado “o carro mais feminino do mundo”, título reforçado pela própria Great Wall. Apesar de atraente para alguns públicos, vários recursos do modelo podem ser vistos como machistas.

Carro tem recursos que reforçam estereótipos machistas (Ora/Divulgação)

Recursos do Ora Ballet Cat

Dentre as funcionalidades, está um compartimento espacial para guardar maquiagem, além da configuração “Lady Driving”, que ajusta o piloto automático adaptativo para manter o carro mais distante de quem dirige à frente. Ou seja, o modelo reforça o estereótipo de que mulheres são inferiores no volante.

Também há o “Warm Man Mode” – Modo Homem Quente – que liga o sistema de aquecimento do carro para reduzir o desconforto das mulheres no período menstrual. O recurso é criticado por sugerir a imagem de uma mulher sentada no coloco de um homem.

O carro tem quatro configurações, com preços que equivalem de R$ 154,5 mil a R$ 178,5 mil. Além de posicionar o carro como feito exclusivamente para mulheres, existe também o modo infantil, que seleciona uma “temperatura mais confortável” e ativa uma câmera traseira para vigiar as crianças no banco de trás.

Comparação com a Volkswagen

O Ora Ballet Cat está sendo comparado com uma versão de baixo custo da Volkswagen, vendida nos anos 1960. A propaganda do carro dizia: “Mais cedo ou mais tarde sua esposa vai começar a dirigir. Esta é uma das razões para você possuir um Volkswagen” e, em seguida, aponta motivos para a compra.

O modelo é composto por peças “fáceis de trocar”, o que seria benéfico já que mulheres são estigmatizadas como um “perigo” no volante.

Outra propaganda ainda incentivava homens a comprarem um carro para as esposas, sob a justificativa de que elas “mereciam” tal agrado. Já que mulheres têm inúmeras tarefas para cumprir em um dia, enquanto o homem apenas sai para trabalhar pela manhã e volta para casa à noite, nada mais “justo” do que ela ganhar um Volkswagen.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

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