Hamilton quebra recorde de vitórias após ser desmerecido por ex-chefão

automobilista lewis hamilton recordista
Hamilton é o piloto com mais vitórias na F1 (Reprodução/Instagram/@lewishamilton)

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, insinuou brincando que terá que vender a fábrica da equipe de Fórmula 1 para manter Lewis Hamilton depois de o britânico conquistar sua 92ª vitória na categoria, ontem (25) em Portugal, feito que o tornou recordista em número de vitórias em todos os tempos.

Hamilton estará sem contrato no final do ano, altura em que o piloto de 35 anos provavelmente terá igualado um recorde com a conquista de um sétimo campeonato e estará entre os mais bem-sucedidos da história do esporte.

Ele e Wolff ainda precisam acertar os detalhes de um novo acordo em meio a uma temporada interrompida pela pandemia de Covid-19, mas o tempo urge.

“É imenso. Temos que vender muito inventário. Vender um contrato de arrendamento dos edifícios e simplesmente arranjar o dinheiro”, disse Wolff quando indagado sobre as implicações contratuais do recorde.

A realidade é menos drástica, já que os dois lados querem ficar juntos e estabelecer mais recordes em um esporte que dominam desde o início da era do motor turbo híbrido V6, em 2014.

https://www.instagram.com/p/CEhVickBE1u/

Se as 91 vitórias de Michael Schumacher chegaram a parecer uma meta impossível, agora é provável que Hamilton vá além de 100, e um oitavo título tampouco pertence ao reino da fantasia.

“Em 10 ou 20 anos, olharemos para trás e realmente reconheceremos que piloto especial ele foi”, disse Wolff.

Já a Mercedes está prestes a se tornar a primeira equipe a conquistar sete títulos sucessivos do Mundial de Construtores.

Racismo

Hamilton tem se mostrado bastante atuante na luta antirracista. Ele já apareceu por diversas vezes com roupas em referência a casos de mortes de pessoas negras, como foi o caso de Briona Taylor. A jovem foi assassinada por policiais dentro de casa, nos Estados Unidos, e diversos movimentos cobram as autoridades por justiça.

A posição de Hamilton contra o racismo também já o tornou alvo de comentários depreciativos. Ex-chefe da Fórmula 1, Bernie Ecclestone disse que, se não o conhecesse, não saberia que se trata de um piloto. A fala surgiu em comparação a outros automobilistas, como Schumacher e Piquet.

“Basta ver a maneira que Hamilton se veste. Se eu não soubesse que ele é piloto, nunca saberia. Bastava olhar para Schumacher e Piquet para saber o que faziam”, disse Ecclestone na ocasião.

Além do comportamento e o modo como Lewis se veste, Ecclestone ainda desmereceu as conquistas de Hamilton – dizendo que as vitórias de Schumacher tiveram um sabor diferente. Agora, Hamilton superou todos os concorrentes, provando ser brilhante naquilo que faz.

Com Agência Brasil

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!