Hepatite infantil de causa misteriosa já atingiu crianças em 12 países; OMS confirma uma morte

Hepatite misteriosa já atingiu 169 pessoas
Hepatite misteriosa já atingiu 169 pessoas (Arquivo/Agência Brasil)

Casos misteriosos de hepatite em crianças preocupam autoridades de 12 países espalhados pelo globo. A OMS (Organização Mundial da Saúde) confirmou, ainda no sábado (23), o surgimento de 169 casos da doença aguda grave de origem desconhecida. A maioria dos registros da enfermidade estão na Europa e envolvem bebês, crianças e adolescentes entre 1 mês e 16 anos. Segundo a OMS, uma morte foi confirmada.

Os casos começaram a aparecer no dia 15 de abril no Reino Unido e, após a notificação da doença pela OMS, outros 11 países relataram sintomas parecidos. Até o momento foram 114 casos da Hepatite no Reino Unido; 13 na Espanha; 12 em Israel; 9 nos Estados Unidos; 6 na Dinamarca; 5 na Irlanda; 4 na Holanda; 4 na Itália; 2 na Noruega; 2 na França; 1 na Romênia e 1 na Bélgica.

Os sintomas da hepatite misteriosa incluem elevada taxa de enzimas hepáticas, vômito, diarreia e dores abdominais. Entre os casos registrados, 17 crianças (cerca de 10% do total) necessitaram de transplante de fígado após contraírem a doença, de acordo com a Organização.

A OMS ainda declarou em seu site que está monitorando a situação e afirmou que não é preciso restringir viagens e o comércio com o Reino Unido e os demais países que tiveram casos confirmados.

O Centro Europeu de Prevenção e de Controle de Enfermidades (ECDC) também se manifestou sobre o assunto e afirmou que “as investigações prosseguem nos países onde há casos”. Ainda segundo o órgão, “até agora, a causa atual da hepatite é desconhecida”.

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!