SUS disponibiliza nova alternativa de medicamento para pacientes com hepatite B

SUS distribuirá novo medicamento a partir de abril
Novo medicamento será distribuído a partir de abril (FOTO ILUSTRATIVA: Pawel Czerwinski/Unsplash)

O SUS (Sistema Único de Saúde) disponibilizou um novo medicamento que beneficia pacientes com hepatite B que possuem contraindicação ao tratamento ofertado na rede pública. Incorporado pelo Ministério da Saúde, o uso do tenofovir alafenamida (TAF) vai promover uma terceira opção de tratamento da doença para pessoas em que o uso de tenofovir convencional e entecavir não for possível.

Em nota, o Ministério da Saúde justificou a distribuição do novo medicamento. “A incorporação ocorreu visto que, para alguns pacientes específicos, o TAF se mostrou mais seguro em relação a disfunções ósseas e renais, quando comparado ao fumarato de tenofovir desoproxila (TDF), um medicamento antirretroviral e antiviral usado também para Aids no Brasil.

Entretanto, o mesmo não se mostrou tão significativo quando comparado aos resultados do entecavir”, escreveu

“Por isso, a partir de agora, pacientes que fazem tratamento para hepatite B e apresentam contraindicação no uso dos medicamentos existentes podem fazer uso da nova opção”, finalizou a nota.

A previsão é que sejam distribuídos, até o final de abril, mais de 1 milhão de comprimidos do novo medicamento, de acordo com o quantitativo solicitado por cada secretaria estadual ou distrital de Saúde. O investimento é de mais de R$ 18 milhões na aquisição dos lote.

O tenofovir alafenamida (TAF) foi recomendado pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde), responsável pela incorporação de tratamentos, tecnologias e insumos no SUS.

ANS suspende planos de saúde

ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) suspendeu a comercialização de doze planos de saúde a partir desta terça-feira (22). Seis operadoras administravam as vendas dos planos suspensos, que só poderão voltar ao mercado após demonstrar melhora no monitoramento trimestral realizado pela ANS. A decisão, tomada no dia 16, ocorreu por causa de reclamações relacionadas à cobertura assistencial no último trimestre do ano passado.

Juntos, os planos atendem a 83.286 beneficiários, de acordo com a ANS, e só poderão receber novos clientes após apresentar melhoras. Onze planos de saúde foram suspensos anteriormente e conseguiram apresentar essa melhora. Os registros de cada plano de saúde estão disponíveis no site da ANS.

Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!