Homem com doença incurável transmitirá a própria morte pelo Facebook

Alain Cocq doença incurável
Homem convive com doença incurável há mais de 30 anos (Reprodução/Facebook/AlainCocq)

Um francês de 57 anos decidiu abandonar os tratamentos que realiza por conta de uma doença incurável e anunciou que transmitirá a própria morte por meio do Facebook. Alain Cocq tem uma condição rara, ainda sem nome, que o deixa imóvel em uma cama sem poder fazer nada sozinho, além de provocar dores intensas por todo o corpo. As informações são do Le Monde.

A doença faz com que as artérias de Alain se colem, provocando uma parada ou insuficiência da circulação sanguínea em um órgão ou tecido. Ele convive com a condição há cerca de 34 anos e, em uma atitude desesperada, pediu ajuda ao presidente da França, Emmanuel Macron.

Alain gostaria de receber uma sedação profunda para “partir em paz” e enviou uma carta com o pedido para Macron. No entato, o presidente francês retornou o pedido dizendo que não poderia ajudá-lo, já que a solicitação está acima das leis vigentes naquele país. “Como não estou acima da lei, não posso concordar com sua exigência”, teria escrito Macron. 

Depois da negativa, Alain resolveu, então, que suspenderá o tratamento que realiza a partir da noite desta sexta-feira (4). “Decidi dizer chega”, disse. O homem ainda explica que fará uma transmissão ao vivo no Facebook para mostrar aos franceses o sofrimento que a lei impõe a ele. Alain diz que deve sobreviver cerca de quatro a cinco dias após interromper o tratamento.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!