Homem é preso após arremessar bolo no quadro de Mona Lisa

Mona Lisa ficou suja de bolo após ataque
Mona Lisa ficou suja de bolo após ataque (Reprodução/Twitter)

Um homem de 36 anos arremessou um bolo no quadro “Mona Lisa”, de Leonardo Da Vinci, no Museu do Louvre nesse domingo (29). De acordo com o The Guardian, o suspeito foi preso e posto na ala psiquiátrica. O homem entrou no museu usando uma peruca e uma cadeira de rodas como disfarce e jogou algo semelhante a uma torta no famoso quadro. A obra não foi danificada, já que é protegida por um vidro.

Ainda de acordo com o jornal, a atitude foi um protesto contra a falta de atenção dos artistas com os problemas ambientais e as questões do planeta. “Pensem na Terra, há pessoas que estão destruindo o planeta. Pensem no planeta, todos os artistas, pensem no planeta. Por isso fiz isso, pensem no planeta”, gritou o homem, como mostra um vídeo gravado por turistas que estavam no local.

O Museu do Louvre não se pronunciou sobre o incidente. A promotoria de Paris abriu uma investigação sobre a tentativa de vandalizar a obra.

Histórico de vandalismo

Essa não foi a primeira vez que Mona Lisa foi alvo de ataques e vandalismo. A obra de Da Vinci, datada entre 1503 e 1506, já recebeu xícara de chá, picho e até mesmo pedrada. Foi por causa dessa pedrada, de um boliviano, em 1956, que a obra começou a ficar protegida por um vidro. Na época, o objeto danificou o cotovelo esquerdo da pintura.

Em 1974, uma mulher tentou pichar a tela, mas não teve êxito. Já em 2009, uma mulher russa jogou uma xícara de chá vazia na pintura, que arranhou levemente a caixa de proteção. O Museu do Louvre é o maior do mundo, abrigando centenas de milhares de obras de arte, atraindo multidões de turistas ao redor do Globo.

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!