Seis funcionários estão sob investigação em Xangai, na China, após terem tentado transportar um idoso vivo dentro de um saco mortuário para um necrotério. Entre os investigados estão o chefe do escritório local de assuntos civis e o chefe de uma casa de bem-estar local no distrito de Putuo. Vizinhos gravaram o momento e o vídeo viralizou nas redes sociais chinesas nessa segunda-feira (3).
De acordo com o Global Times, o idoso residia em uma casa de assistência social chamada Xinchangzheng. No vídeo, é possível ver os que os funcionários só perceberam que o idoso estava vivo após o colocar no saco de cadáver e levá-lo ao carro funerário. O idoso foi encaminhado para o hospital e encontra-se estável.
#China🇨🇳- During the #Shanghai lockdown at Xinchangzheng Nursing Home in Putuo District, a 'dead man' that was declared to be dead and placed inside a body bag was discovered to be alive. pic.twitter.com/BG0Pz29Hli
— CyclistAnons🚲 (@CyclistAnons) May 3, 2022
Os vizinhos filmaram todo o incidente e as imagens viralizaram na internet. Os cidadãos da cidade protestaram contra o ocorrido, ainda mais por conta do lockdown rigoroso que está em vigor na província. A partir do caso, os cidadãos também passaram a questionar a sobrecarga do sistema médico da cidade.
O governo do distrito de Putuo confirmou o incidente e disse que iniciaria as investigações. Cinco funcionários, incluindo o diretor da casa de repouso e um médico, já foram afastados. Um funcionário local que faz parte do Partido levou uma advertência.