Pesquisar
Close this search box.

‘Não é o bolo’: Gatinho Januário, que virou meme, morre no Ceará e ganha homenagens

Por

gatinho januário
Internautas lamentam a partida do gatinho Januário (Reprodução/Facebook)

“Opa, não é bolo não, é o Januário!”. Se você tem acesso a redes sociais, com certeza já se deparou com esse meme. Trata-se do gatinho Januário, que ficou famoso em 2019 ao ser confundido com um bolo na mesa do café da manhã. Nessa segunda-feira (2), o tutor do animal revelou que Januário morreu de velhice em Caucaia (CE). A notícia comoveu internautas e, ainda na manhã desta terça (3), i assunto era um dos mais comentados no Twitter.

No anúncio sobre a partida do gatinho, o tutor de Januário, Carlos Nogueira, disse que ele “virou estrelinha” por conta da idade avançada, mas deixa suas marcas na internet e no coração de muita gente. De tão querido, o gatinho tinha uma página própria no Facebook, que leva seu nome completo: Francisco Januário Nogueira Rocha.

Repercussão inesperada

Ao BHAZ, Carlos Nogueira conta que Januário já estava bem debilitado e tomando diversos medicamentos. O gato morava com o autônomo de 45 anos em Catuana, um distrito de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza. Ainda que esteja triste, Carlos recorda os bons momentos que viveu com o felino.

“Minha irmã que pegou ele quando ele já era bem grandinho. Adotamos e demos o nome de Januário, com o sobrenome do meu pai e da minha mãe”, conta. Segundo o cearense, a repercussão da imagem de 2019 foi inesperada. Tudo começou quando ele decidiu compartilhar imagens do cotidiano com o gatinho, que logo se tornou um fenômeno.

“Muita gente me perguntava se eu ganhava dinheiro por postar. Mas eu fazia era só para divertir as pessoas, mesmo”, confessa. Atualmente, Carlos tem outro gatinho chamado Churupeta, da mesma cor de Januário. O Jacó, que também vivia com eles, morreu atropelado após fugir de casa no mês passado.

Carlos e Januário (Reprodução/Francisco Januario nogueira Rocha/Facebook)

Fãs lamentam morte

O post sobre o anúncio da partida de Januário já tem quase 5 mil curtidas e diversas mensagens. Muitos “pais e mães de pet” lamentaram a morte do animal de estimação que viralizou na web. Alguns, inclusive, contam que nomearam os próprios gatos em homenagem a Januário.

“Sinto muito, agora ele está no céu dos gatinhos… Com certeza, ele teve uma vida muito feliz. Eu também tenho um Januário, coloquei o nome no meu em homenagem ao seu Januário…”, comentou uma usuária do Facebook.

“Ai meu Deus, partiu meu coração. Mas ele foi muito feliz por ter encontrado uma família maravilhosa, que o amava muito. Que Deus conforte seus corações, sabemos o quanto vocês o amavam. Deus lhe abençoe”, escreveu outra internauta. “Não creio…Estou muito triste com essa notícia. É como se tivesse perdido um gato meu”, disse uma terceira pessoa.

TrendingTopics

A comoção foi além do anúncio no Facebook e logo chegou em outros públicos, tornando-se um dos assuntos mais comentados no Twitter. Por meio de publicação na rede social, uma usuária compartilhou o relato de Carlos e recordou um dos memes que tornaram o gatinho um sucesso na internet.

“Bom dia, vamos tomar café com bolo. Opa, não é bolo não, é o Januário”, diz a legenda das imagens compartilhadas pelo dono do animal, em 2019. Januário aparece deitado em uma mesa, ao lado de uma garrafa térmica de café, ocupando o espaço que poderia ser de um bolo caseiro.

Outro vídeo de grande repercussão mostra Januário em uma rede. Carlos chama o bichano para tomar um café e ele “nega”, miando e balançando o rabo. “Vai tomar café? Bora? Vai não?”, questiona o dono.

No mês passado, Carlos também sofreu outra perda parecida: seu outro gato morreu atropelado após fugir de casa. Por meio do Facebook, o dono escreveu “Hoje eu acordei com a triste notícia que meu gatinho Jacó tinha fugido para BR que fica há um quarteirão daqui e o carro pegou ele, estou muito triste”, lamentou.

Veja abaixo os comentários sobre a morte de Januário:

Nicole Vasques

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ