Idosa chora ao ver prateleiras vazias em supermercado: ‘Isso precisa parar’

idosa chora ao ver prateleira vazia
Momento foi registrado nesta quinta-feira (Reprodução/Twitter/@sebcostello9/@Suffolkspine)

Uma idosa foi vista chorando ao se deparar com todas as prateleiras de um supermercado vazias no início da tarde dessa quinta-feira (19). A imagem foi compartilhada nas redes sociais por um jornalista australiano, que criticou a prática adotada por diversas pessoas ao redor do mundo de estocar comida, e já tem quase duas mil curtidas.

Na legenda da imagem, Seb Costello escreveu “Este é o corredor de comidas enlatadas. Me disseram que ela estava chorando”. Ele ainda fez um alerta sobre as consequências da atitude egoísta de fazer grandes volumes de compra sem pensar coletivamente: “Isso mostra quem está sofrendo com a tendência desnecessária e egoísta de comprar por pânico”.

A foto foi tirada em um supermercado na Austrália e se tornou rapidamente um símbolo de um movimento que vem ganhando força nas redes sociais, chamado de #StopHoarding (“pare de acumular”, em tradução livre). Com a hashtag, várias pessoas de diversos cantos do mundo vêm compartilhando a falta de alimentos observada nos supermercados em função daqueles que, assustados pela pandemia de coronavírus, fazem compras excessivas por medo de faltar.

+ Supermercados de BH limitam produtos, têm filas enormes e prateleiras vazias: ‘Desespero’

‘Comprando em pânico’

Nos comentários da foto, diversas pessoas se mostraram indignadas com a situação e fizeram apelos a que tem o hábito de estocar alimentos. “Há muita comida e você não vai ficar sem. ‘Estocar’ é apenas uma maneira educada de dizer que você está ‘comprando em pânico’. Cada compra extra e desnecessária apenas aumenta a tensão”, publicou um usuário.

Um outro perfil chegou a propor uma alternativa para quem já havia feito grandes compras: “Se você é uma daquelas pessoas que tem uma garagem empilhada até teto com rolo de papel higiênico, talvez vá até o supermercado amanhã de manhã e veja se há pessoas idosas olhando para uma prateleira vazia. Leve-os para o seu carro e dê meia dúzia de rolos”. Um terceiro foi mais direto: “Nós somos responsáveis. Isso precisa parar”.

Em todos os países que estão enfrentando surtos do novo coronavírus, os relatos são semelhantes: parte da população se desespera com a possibilidade de os supermercados fecharem, correm às compras, levam para casa grandes volumes de produtos e deixam as prateleiras dos estabelecimentos vazias, dificultando a compra de determinados itens que começam a faltar.

Em Minas Gerais, a Amis (Associação Mineira de Supermercados) já garantiu que os estoques dos estabelecimentos estão dentro da normalidade e que não é preciso se desesperar. Autoridades de diversas esferas também orientam que a população mantenha a calma e não faça compras exageradas sem necessidade.

+ Supermercados negam risco de desabastecimento em MG e pedem calma à população

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!