Idosa de 94 anos emociona ao realizar sonho: ‘Mulheres negras não eram permitidas’

mulher usa vestido casamento
Na época em que se casou, mulheres negras não podiam entrar em lojas de noivas (Reprodução/ABC News/Twitter)

Uma idosa de 94 anos comoveu a web ao usar pela primeira vez um vestido branco de casamento. Martha Mae Ophelia Moon Tucke, que mora no estado do Alabama, nos Estados Unidos, foi impedida de usar o vestido branco no próprio casamento, em 1952. Na época, mulheres negras não eram permitidas em lojas de noivas.

Porém, o sonho de Martha de usar um vestido de casamento finalmente se tornou realidade depois que uma de suas netas marcou um horário para ela em uma loja de noivas. “Nossa avó se sacrificou muito por nós, então ser capaz de dar a volta por cima e conceder a ela esse sonho foi impagável para mim”, disse Angela Strozier, uma das netas da idosa, à ABC News

‘Parecia que eu estava casando’

“Eu me olhei no espelho querendo saber quem era”, disse Martha à reportagem. “Sim, eu estava muito animada! Eu me senti ótima, parecia que eu estava me casando.” Ainda segundo a ABC, a idosa confessou que nem sequer queria tirar o vestido de noiva.

Em resposta ao vídeo, usuários do Twitter não pouparam elogios, mas muitos ficaram surpresos com o fato de mulheres negras serem privadas de direitos básicos nos Estados Unidos naquela época.

“Imagine, estar na casa dos 20 anos de idade e saber que não pode entrar em uma loja de departamentos ou butique de noivas. Esta é uma das razões pelas quais tantos de nossos ancestrais eram designers, costureiras e alfaiates tão talentosos”, disse uma seguidora.

“E a ideia de que os negros estão apenas dispostos a perdoar e esquecer, mesmo em face de ações contínuas é insana”, disparou outro. Já a ativista estadunidense Denise Oliver-Velez compartilhou a foto da avó com o vestido de casamento que ela mesma costurou.

“Minha avó Ella Mae Williams-Roberts fez seu próprio vestido de noiva. Ela costumava olhar nas vitrines das lojas brancas de departamento que não conseguia entrar e depois ia para casa costurar o que via (com melhorias)”, disse Denise.

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!