Jogadores mineiros conseguem sair da Ucrânia e relatam alívio: ‘Não desejo para ninguém’

jogadores ucrânia
Juninho, que está com a esposa e o filho, Cristian e Guilherme Smith conseguiram deixar a Ucrânia pela fronteira com a Polônia (Reprodução/Redes sociais)

Três jogadores brasileiros conseguiram deixar a Ucrânia nesta terça-feira (1º), após dias de tentativas. Pelas redes sociais, os mineiros Juninho Reis e Guilherme Smith, além do gaúcho Cristian Fagundes, disseram ter chegado à Polônia e agradeceram pelo apoio.

“Bom dia, 1º de março ficará marcado em nossas vidas! Conseguimos atravessar para a Polônia graças a Deus, estamos todos bem, Deus honrou seu nome mais uma vez, nos esperem família, estamos chegando!”, escreveu Guilherme, natural de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira.

Os três atuam na equipe Ucrânia Zorya Luhansk e deixaram o país de carro. Agora, eles virão para o Brasil para reencontrarem a família. O lateral Juninho, nascido em Santana de Cataguases, também na Zona da Mata, deixou o país do Leste europeu ao lado da esposa e do filho pequeno.

“Cê tá feliz, filho? Muito? Graças a Deus, gente! Sei nem o que falar, como me expressar. É uma situação que não desejo pra ninguém, graças a Deus estamos saindo!”, disse ele nos stories do Instagram.

Os três se emocionaram ao falar da saída nas redes sociais (Reprodução/Instagram)

‘Não via mais saída’

Na manhã de hoje (1º), o jogador Maycon Barberan, que também atuava na Ucrânia, desembarcou em São Paulo ao lado dos filhos e da esposa, Lyarah Barberan. Em conversa com a imprensa no Aeroporto de Guarulhos, a jovem de 23 anos disse que chegou a se alimentar com caroço de maçã para não ficar com fome. As informações são do g1.

“Minha mãe me perguntava: ‘Filha, vocês conseguiram levar algo pra comer?’ e eu falava: ‘Mãe, as crianças, graças a Deus, não estão passando fome, deu tempo da gente pegar duas maçãzinhas’. Eu tenho dois filhos, peguei duas maçãzinhas e meus filhos comeram. No momento que eu vi o caroço da maçã eu falei: ‘É agora que eu vou matar minha fome’. Peguei o caroço da maçã e comi”, relatou.

“Como mãe posso dizer que só tive desespero quando vi meus filhos com fome e eu mantendo a calma para eles não se desesperarem”, acrescentou ela, bastante emocionada. Colega de Maycon no Shakhtar Donetsk, o jogador Pedrinho também desembarcou no Brasil na manhã de hoje.

Ele conta que não acreditava mais que conseguiria sair do país, já que o hotel onde estavam alojados fica no centro de Kiev, capital da Ucrânia, e onde as tropas russas já avançavam. “Eu não via mais saída para nós porque falavam que já estava ao redor. Eu tinha muito medo da minha família não sair bem. Meu medo era não conseguir sair de lá e não poder ficar por muito tempo”, disse.

Jogadores fizeram apelo

Na última semana, diversos jogadores brasileiros que atuam em times da Ucrânia tiveram que deixar suas casas e ir para um hotel na capital Kiev. Junto a suas esposas e filhos, eles gravaram e postaram um vídeo com pedidos de ajuda ao governo brasileiro para deixar o país em segurança (veja aqui).

“A gente tá aqui pedindo ajuda pra vocês através desse vídeo devido à falta de combustível que existe na cidade, fronteira fechada, espaço aéreo fechado, não tem como a gente sair”, disse Marlon, ex-Fluminense e atual jogador do Shakhtar Donetsk. O embaixador do Brasil em Kiev assegurou que todos os brasileiros serão evacuados das regiões afetadas na Ucrânia.

Guilherme Smith, Cristian e Juninho, brasileiros do clube da Ucrânia Zorya Luhansk, também fizeram um apelo em vídeo. “Temos as situações que as fronteiras estão fechadas, o espaço aéreo não está operando mais. Peço a ajuda de vocês para que o vídeo possa chegar nas autoridades brasileiras e na embaixada da Ucrânia também”, solicitou Juninho.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!