Menina é resgatada viva três dias após o terremoto na Turquia

menina-resgatada-turquia
Menina que foi resgatada viva tem apenas três anos (Reprodução/China Daily)

Uma garotinha de três anos foi retirada com vida dos escombros da Turquia, originados do terremoto que aconteceu no Mar Egeu, na última sexta-feira (30). Segundo a Agência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD), a menina Elif Perincek ficou cerca de 65 horas embaixo dos destroços. As informações são do portal Uol.

Os escombros de onde a garota foi retirada são do prédio em que ela morava com a família. A mãe, as duas irmãs e o irmão da menina foram resgatados no sábado, porém o garoto já estava sem vida. Dentre as vítimas que ficaram presas, Elif foi a 106ª a ser salva. A imprensa turca divulgou imagens do momento em que a garotinha foi aplaudida pelos socorristas ao ser retirada.

“Estou muito feliz. Que Deus os abençoe, minhas orações foram ouvidas e vou encontrar Elif”, disse a avó da menina ao canal estatal TRT. Ainda de acordo com a Agência de Gestão de Emergências e Desastres, uma garota de 14 anos, Idil Sirin, havia sido resgatada horas antes. Ao todo 81 pessoas morreram por conta do terremoto, sendo 79 mortes em Izmir, cidade da Turquia, e outras duas mortes na ilha de Samos, na Grécia.

As buscas por sobreviventes continuam. Autoridades turcas confirmaram que mais de 960 pessoas ficaram feridas, no entanto, 740 delas já receberam alta dos hospitais da região.

O terremoto

O tremor ocorreu no Mar Egeu na sexta-feira (30), e acabou afetando a Grécia e a Turquia. Vários prédios desabaram ou ficaram parcialmente destruídos, na cidade de Izmir. As agências internacionais turcas afirmam que foi um terremoto de magnitude 6.6. Para os Estados Unidos, a magnitude do tremor foi 7.0. Confira um dos vídeos feitos por um morador turco, em que é possível ver o estrago causado em um dos prédios:

Edição: Marcela Gonzaga
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!